quinta-feira, 30 de setembro de 2010

EPTC - TRÂNSITO NAS ELEIÇÕES 2010

Eleições: pista do túnel livre para circulação

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Obras de recuperação do Túnel da Conceição começam dia 9 de outubro
Obras de recuperação do Túnel da Conceição começam dia 9 de outubro.

As obras de recuperação do Túnel da Conceição se iniciam em 9 de outubro. Assim, para atender à necessidade de deslocamento de milhares de pessoas em direção à Estação Rodoviária para votação em outras cidades, a partir da tarde desta sexta-feira , 1º de outubro, as pistas de rolamento do túnel funcionarão normalmente.

Cerca de 100 agentes de fiscalização de trânsito orientarão os motoristas naquela área, a partir das 17h, quando inicia o maior volume de circulação.

Como opções de deslocamento à Estação Rodoviária, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) indica também as seguintes rotas alternativas: via Garibaldi, a partir da Osvaldo Aranha; e a Ramiro Barcelos, a partir da Ipiranga e Protásio Alves.

“Nossos fiscais estarão monitorando estas três rotas. De qualquer forma pedimos que os deslocamentos à Estação Rodoviária aconteçam com antecedência, para evitar algum tipo de problema de última hora”, lembra Carlos Pires, Gerente de Fiscalização de Trânsito e Transporte da EPTC.

NOTÍCIAS DA EPTC

Condutor é flagrado a 142 km/h na Castelo Branco

Imagem captada do veículo
Na tarde de hoje, 30, o condutor de um veículo de passeio foi flagrado a 142km/h pelo radar móvel da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na Av. Castelo Branco, sentido Interior-Capital, próximo da Estação São Pedro da Trensurb. Na avenida, a velocidade máxima permitida é de 80km/h.

Na última sexta-feira, nesse mesmo local, ocorreu um acidente com vítima fatal e o motor do veículo foi arremessado a cem metros de distância depois de choque com um poste. A autuação para quem realiza esse tipo de imprudência, segundo o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é gravíssima, multa de R$ 574,62, além de suspensão do direito de dirigir e apreensão da carteira de habilitação.

EPTC - TRÂNSITO NAS ELEIÇÕES 2010

Esquema especial de trânsito e transporte na eleição

Foto: Guilherme Santos/PMPA
Cento e dez agentes da EPTC serão mobilizados para monitorar o trânsitoCento e dez agentes da EPTC serão mobilizados para monitorar o trânsito. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) planejou um esquema especial de trânsito e transporte para as eleições de domingo, 3. As linhas de ônibus terão passe livre e operarão com uma frota de 948 veículos. Todos os articulados estarão disponíveis. Estão planejadas cerca de 15 mil viagens para melhor atender os usuários.

A partir de sexta-feira, 1º de outubro, será dada atenção especial nas imediações da Estação Rodoviária, onde haverá uma grande circulação de veículos em direção ao interior. No domingo, a partir das 7h, cerca de 110 agentes de trânsito realizarão monitoramento nos principais pontos de urnas e locais de concentração de eleitores.

A avenida Padre Cacique está bloqueada ao trânsito desde as 6h desta quinta-feira, 30, até domingo, entre a rua Barão do Cerro Largo e a avenida José de Alencar, para atividades do Tribunal Regional Eleitoral. A Área Azul do local também foi isolada. Os ônibus que atendem a região serão desviados.

Outros bloqueios poderão ser realizados em razão de carreatas e concentração junto a diretórios de partidos.

domingo, 19 de setembro de 2010

NOTÍCIAS DO TRÂNSITO NO FERIADO FARROUPILHA

Sobe para 10 o número de mortos no feriado

Último morte ocorreu em atropelamento em Campo Bom

Um homem atropelou três adolescentes em Campo Bom, na madrugada deste domingo. Janderson Zenati, de 16 anos, morreu na manhã de hoje, no Hospital de Novo Hamburgo. Os outros dois, Rodrigo Antonio Weber, de 17 anos e Alison da Silva, de 15, estão internados no Hospital Municipal de Novo Hamburgo.

Segundo a Polícia, após o atropelamento, o carro colidiu contra uma árvore. Populares tentaram espancar o motorista. O condutor do veículo foi encaminhado para Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo.

Com mais esta vítima, sobe para 10 o número de mortos no trânsito durante o feriadão.

sábado, 18 de setembro de 2010

Fiscalização nas Rodovias Federais será intensificada durante feriadão

Policiais irão intensificar a fiscalização do excesso de velocidade, das ultrapassagens indevidas, e do consumo de bebidas alcoólicas na estradas.


    Teve início da manhã do dia 17, a Operação 20 de Setembro, desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal em todo território gaúcho. A ação se estenderá até as 24h, de segunda-feira, dia 20 de setembro. A PRF irá reforçar seu efetivo em 80% nos dias e horários de maior movimento e dependendo das peculiaridades de cada região atendida.

    Para este feriadão a PRF acredita que terá um aumento significativo no número de veículos nas rodovias em todas as direções, seja para o interior do Estado, para a serra gaúcha e também para o litoral.

    No Rio Grande do Sul, a Polícia Rodoviária Federal terá a sua disposição em pronto emprego, nessa Operação 20 de Setembro, cerca de 680 Policiais Rodoviários Federais divididos por escala serão distribuídos em 14 delegacias PRF ao longo dos quatro dias de operação utilizando aproximadamente 80 viaturas, entre camionetas e carros caracterizados, nove ambulâncias resgate, 26 motocicletas, 20 radares, sendo cinco radares fotográficos, e 143 etilômetros (bafômetros).  Esse efetivo e equipamentos serão usados alternadamente nos mais de 6 mil e 11 quilômetros de rodovias federais que estão sob responsabilidade de fiscalização da PRF.

    A ênfase da operação será no primeiro e no último dia da operação. Assim, as rodovias federais estarão com um número muito maior de equipes nas ações de segurança, fiscalização e acompanhamento do trânsito, durante o feriadão.

    O reforço de efetivo tem como principal objetivo a fiscalização preventiva. Os policiais irão intensificar a fiscalização sobre o uso de cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças, o transporte clandestino de passageiros, os equipamentos obrigatórios e sistemas de iluminação e sinalização dos veículos.  A fiscalização do excesso de velocidade, das ultrapassagens indevidas, e do consumo de bebidas alcoólicas serão os mais importantes da Operação 20 de Setembro.

    Além da Operação 20 de Setembro, desde o dia 8 a PRF está sendo desenvolvendo em toda região fronteira internacional a Operação Sentinela, em conjunto com a Polícia Federal, a qual conta com o reforço de efetivo oriundo de outros Estados do Brasil.

    A Polícia Rodoviária Federal também vem desenvolvendo um trabalho diferenciado de fiscalização contando com o conceito de mobilidade e versatilidade de equipes táticas. São equipes móveis que obedecem a um calendário de operações diferenciado e operacionalizado em regiões não contempladas com a Operação Sentinela. Nesse sistema, deverão ser realizados comandos específicos visando criminalidade e trânsito nas rodovias federais.

    Estatísticas demonstram que em 2010, ocorreram 32,8% de acidentes no período da noite, mas alertam que 50,1% do número total de óbitos ocorreu nesta fase do dia. Os números informam que 2,7% dos acidentes deste ano foram do tipo colisão frontal e responderam por 36,2% das mortes nas rodovias federais do Estado. A falta de atenção ao dirigir é responsável por 19,9% das mortes, 27% das lesões graves e 30,3% das lesões leves em acidentes.

    Ao motorista que pretende viajar nas rodovias federais, a PRF recomenda muita atenção e cautela, sobretudo em trechos de curvas, pontes, viadutos e estradas sem acostamento. A PRF faz ainda outras recomendações importantes:
    1. Planeje sua viagem, conheça as distâncias, os pontos de parada;
    2. Pare a cada 3 horas;
    3. Não se aventure numa rodovia após um dia de trabalho desgastante;
    4. Evite circular à noite. Além do risco da perda de visibilidade, o socorro mecânico é sempre mais lento e as oportunidades de ações criminosas são maiores.
     ERS-734
    A exemplo da PRF o Comando Rodoviário da Brigada Militar do Rio Grande do Sul também irá intensificar as ações em todas as estradas  gaúchas. A operação teve início na tarde de hoje, 17, às 15h, e se estenderá até as 12h, terça-feira, 21.

    Segundo informações passadas pelo sargento Antônio Carlos Mesquita de Castro, comandante do Grupo Rodoviário do Rio Grande, durante todo o feriadão, a Polícia Rodoviária Estadual irá intensificar a fiscalização da rodovia estadual ERS-734, estrada que liga o centro da cidade ao balneário Cassino.

    Neste período serão desenvolvidas barreiras móveis de fiscalização, em pontos táticos da rodovia e também serão usados radares móveis e o Etilômetro. Será intensifica as ações contra as ultrapassagens com locais proibidos, o excesso de velocidade e outros. 

    NOTÍCIAS DO TRÂNSITO NO FERIADO FARROUPILHA

    Estradas que levam ao Litoral registram movimento tranquilo nesta manhã

    Atualizada às 13h32min

    Fluxo no posto de Santo Antônio da patrulha é de 46 veículos por minuto.

    Com feriado prolongado e expectativa de grande movimento nas estradas que levam os gaúchos ao Litoral, o movimento começa a aumentar na freeway. Nesta manhã, mais de 7 mil veículos haviam passado pela rodovia, principal caminho para as praias gaúchas.

    Segundo a Concepa, o fluxo no posto de Santo Antônio da patrulha é de 46 veículos por minuto, o maior movimento do dia, e não há pontos de lentidão.

    Na noite de sexta-feira, a Concessionária registrou a passagem de 40 veículos por minuto no posto de Santo Antônio da Patrulha, quando mais de 25 mil veículos deixaram Porto Alegre.

    No outro caminho que leva à praia, a ERS-040, o trânsito também é tranquilo e não há registro de lentidão.

    NOTÍCIAS DETRAN

    Exames teóricos para Obtenção da Permissão para Conduzir e Renovação da CNH já podem ser feitos à noite

    Os candidatos a primeira habilitação e os condutores que estão realizando a renovação da carteira de Habilitação ou reciclagem em Porto Alegre ou Canoas já podem agendar sua prova teórica eletrônica para o horário noturno. Desde segunda-feira (13), o Detran/RS passa a disponibilizar a realização de provas eletrônicas teóricas para habilitação de motoristas também nos horários das 18h e das 19h30.

    As provas serão aplicadas na sede da Autarquia, localizada na rua Voluntários da Pátria, 1358. Serão 60 vagas extras, agendadas pelos Centros de Formação de Condutores. Os interessados necessitam apenas solicitar seu agendamento no CFC, que consultará então a disponibilidade de vagas junto ao Detran/RS.

    O Detran/RS realiza, em média,  1,2 mil exames teóricos por dia, sendo 1.009 de primeira habilitação, 222 de renovação e 31 de reciclagem. Cerca de 18% dessas provas são realizadas na modalidade eletrônica.

    NOTÍCIAS DA EPTC - FERIADO 20 DE SETEMBRO

    Bloqueios de trânsito para o Desfile Farroupilha

    Em razão do Desfile Farroupilha, organizado pela Comissão Estadual da Semana Farroupilha, que ocorrerá sábado, 18, domingo, 19, e segunda-feira, 20, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou os seguintes bloqueios de tráfego:

    •    Edvaldo Pereira Paiva - ficará bloqueada entre as avenidas Padre Cacique e a Ipiranga, da meia-noite de sábado, até as 8h, de terça-feira.

    •    No domingo, 19, a partir das 8h, o bloqueio da Av. Edvaldo Pereira Paiva será entre a Av. Padre Cacique e a Rótula das Cuias, para que seja realizado o Desfile Temático Farroupilha.

    •    Na segunda-feira, 20, a partir das 6h30min, o bloqueio da Av. Edvaldo Pereira Paiva será em toda a sua extensão, para que seja realizado o Desfile Farroupilha. O bloqueio será recuado, a partir das 12h, até o Parque Gigante, e às 14h até a Ipiranga.

    •    Liberação do tráfego da Edvaldo Pereira Paiva ocorrerá terça-feira, a partir das 8h.

    domingo, 12 de setembro de 2010

    UM DOS GRANDES CLÁSSICOS DA DISNEY, RETRATA OS PROBLEMAS DOS CONDUTORES QUE NÃO POSSUEM UM COMPORTAMENTO ADEQUADO NO TRÂNSITO!!!

    RESUMO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

    CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

    INTRODUÇÃO:

    O HOMEM EM SUA EVOLUÇÃO TEM SIDO UM DOS GRANDES INIMIGOS NATURAIS DO PLANETA. EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E SUPOSTA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, CONSTRUÍMOS UMA GRANDE QUANTIDADE DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS QUE, ALIADOS A AÇÕES E COMPORTAMENTOS EQUIVOCADOS, CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA POLUIÇÃO E CONSEQUENTE DEVASTAÇÃO DO PLANETA. PRECISAMOS, URGENTEMENTE, AVALIARMOS SE ESTE É O DESENVOLVIMENTO QUE REALMENTE NECESSITAMOS E SE OS RUMOS QUE TOMAMOS EM RELAÇÃO AO PLANETA PODERÃO UM DIA SER CORRIGIDOS.

    POLUIÇÃO:
    - É A ALTERAÇÃO DO MEIO E DAS SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, CONSEQÜÊNCIA DA AÇÃO NOCIVA DO HOMEM.

    DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:
    - EFEITO ESTUFA: COMO É CONHECIDO O AQUECIMENTO GLOBAL, FENÔMENO CAUSADO PELA ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR PELO PLANETA POR CAUSA DA RETENÇÃO DOS RAIOS SOLARES NA ATMOSFERA, DEVIDO A CONCENTRAÇÃO DE GASES, IMPEDINDO O RETORNO DA RADIAÇÃO SOLAR PARA O ESPAÇO.

    - OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL:
     DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES;
     AUMENTO DO VOLUME DE ÁGUA DOS OCEANOS;
     MAIOR INCIDÊNCIA DE TEMPESTADES E CICLONES;
     MAIOR VOLUME DE CHUVAS E ENCHENTES;
     DESEQUELÍBRIO CLIMÁTICO.

    - BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO: O LANÇAMENTO DE GASES QUE FRAGILIZAM A CAMADA DE OZÔNIO, IMPEDINDO A FILTRAGEM DOS RAIOS SOLARES.

    - EFEITOS DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO:
     AÇÃO DIRETA DOS RAIOS SOLARES;
     AUMENTO DAS TEMPERATURAS;
     MAIOR INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NA PELE DEVIDO A EXPOSIÇÃO SOLAR.

    - ESGOTAMENTO DAS FONTES NATURAIS: A FALTA DE TRATAMENTO DAS REDES DE ESGOTO, O LANÇAMENTO DE LIXO NOS RIOS, LAGOS E LAGOAS, A OCUPAÇÃO DESORDENADA DAS MARGENS E O DESPERDÍCIO DA ÁGUA, TÊM SIDO MOTIVOS DE POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS DE ÁGUA POTÁVEL.

    - O VEÍCULO COMO AGENTE POLUIDOR:

    - AS INDÚSTRIAS E OS VEÍCULOS SÃO AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO DO AR.
    - A POLUIÇÃO ORIGINADA PELOS VEÍCULOS CORRESPONDE A 40% NAS GRANDES CIDADES.

    - OS FATORES DE POLUIÇÃO CAUSADOS PELOS VEÍCULOS

    - EMISSÃO DE GASES:
    Monóxido de Carbono (CO) – GÁS INODORO, RESULTANTE DA QUEIMA INCOMPLETA DO COMBUSTÍVEL, PODE MATAR POR ASFIXIA;
    Óxido de Nitrogênio (NOx) – GÁS PRODUZIDO PELA DESCARGA DOS MOTORES, ALTAMENTE TÓXICO E CORROSIVO;
    Dióxido de Carbono (COx) – ORIUNDO DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, É O MAIOR CAUSADOR DO EFEITO ESTUFA;
    Dióxido de Enxofre (SOx) – QUANDO COMBINADO COM NUVENS CARREGADAS PODE CAUSAR CHUVA ÁCIDA;
    Aldeídos (AA) – LIBERADOS PELA COMBUSTÃO DE MOTORES À ÀLCOOL, PODEM CAUSAR INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS;
    Hidrocarbonetos (HC) – EXPANDIDOS PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS COMO DIESEL E GASOLINA, PODEM CAUSAR CÂNCER NO SANGUE.

    - CONSEQUÊNCIAS DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES:
    • DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COMO ASMA E BRONQUITE, PRINCIPALMENTE NOS MESES MAIS FRIOS, DEVIDO A BAIXA DISPERSÃO DOS POLUENTES NA ATMOSFERA NESTA ÉPOCA DO ANO.
    • A CONCENTRAÇÃO DE GASES NA ATMOSFERA AGRAVA OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL (EFEITO ESTUFA).
    • A COMBINAÇÃO DE SO2 COM ÁGUA NAS NUVENS PODEM CAUSAR A CHUVA ÁCIDA, RESPONSÁVEL PELA CORROSÃO DOS AUTOMÓVEIS.

    - CONAMA
    CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: ESTABELECE AS NORMAS, CRITÉRIOS E PADRÕES RELATIVOS AO CONTROLE E A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE.
    • A EMISSÃO DE GASES POLUENTES E RUÍDOS DOS VEÍCULOS SÃO CONTROLADOS PELO CONAMA CONFORME PREVISTO NO CTB E CONSTITUEM REQUISITO DE SEGURANÇA NOS AUTOMÓVEIS. * Art. 104 – CTB

    - PROCONVE
    PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES DA FROTA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

    - ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA: UMA DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO PROCONVE É A ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA PARA REDUZIR A EMISSÃO DE POLUENTES PELOS VEÍCULOS AUTOMOTORES.

    - INSPEÇÃO VEICULAR: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES URBANOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES.

    - A REPROVAÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR É UMA INFRAÇÃO GRAVE E RESULTA EM MULTA E RETENÇÃO DO VEÍCULO.

    - EMISSÃO DE PARTÍCULAS:

    - DESGASTE NATURAL DO VEÍCULO E DE SEUS COMPONENTES METÁLICOS, DEVIDO AO USO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS METÁLICAS NA ATMOSFERA;
    - DESGASTE DOS PNEUS DEVIDO A RODAGEM E ATRITO AO PAVIMENTO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS DE BORRACHA NA ATMOSFERA;
    - A QUEIMA DE ÓLEO DIESEL EM MOTORES DESREGULADOS LIBERAM UMA FUMAÇA PRETA CHAMADA DE “FULIGEM”, FORMADA POR PARTÍCULAS INALÁVEIS ENVOLVIDAS POR ÓLEO ALTAMENTE TÓXICO.

    - POLUIÇÃO SONORA:
    - RUÍDOS CAUSADOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR;
    - UTILIZAÇÃO INAPROPRIADA DA BUZINA E DA APARELHAGEM DE SOM.

    - OS NÍVEIS TOLERÁVEIS DE RUÍDOS EMITIDOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES É DE 103 DECIBÉIS E 99 DECIBÉIS PARA MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES. CONAMA RESOLUÇÃO 252/99


    -CONSEQUÊNCIAS:
    - ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO, DISTÚRBIOS, PROBLEMAS AUDITIVOS, ESTRESSE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E INSÔNIA.


    - O CONDUTOR E O MEIO AMBIENTE:

    - REGULAGEM DO MOTOR E A MANUTENÇÃO E TROCA DE PEÇAS DOS SISTEMAS DO VEÍCULO PODEM EVITAR A POLUIÇÃO CAUSADA PELOS AUTOMOTORES. 
     
    - CATALISADOR:
    - DISPOSITIVO QUE FILTRA OS GASES POLUENTES TRANSFORMANDO EM GASES NEUTROS.
    - A REMOÇÃO DO CATALISADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.
     
    - SILENCIADOR:
    - DISPOSITIVO QUE CONTROLA OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES).
    - A REMOÇÃO DO SILENCIADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVE.
     
    - MANUTENÇÃO DO VEÍCULO:
    - SUBSTITUIÇÃO DOS FILTROS DE AR, COMBUSTÍVEL E ÓLEO;
    - LIMPEZA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA;
    - CALIBRAGEM DOS PNEUS;
    - CONSERTO IMEDIATO DE VAZAMENTOS;
    - REGULAGEM DO MOTOR;
    - SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
    - TROCA DE ÓLEO LUBRIFICANTE;
    - USO DE COMBUSTÍVEIS DE BOA QUALIDADE.
     
     
    - AÇÕES PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO

    - COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: 
    - ÁLCOOL (ETANOL);
    - GNV (GÁS NATURAL VEICULAR);
    - BIODIESEL (SOJA, MAMONA, GIRASSOL).

    - VEÍCULOS ALTERNATIVOS:
    - MOTORES ELÉTRICOS;
    - MOTORES A HIDROGÊNIO;
    - MOTORES À ENERGIA SOLAR.

    - AÇÕES COMPORTAMENTAIS:- CUIDADOS COM O LIXO GERADO PELO VEÍCULO (DESCARTÁVEIS E PNEUS);
    - EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO NOS HORÁRIOS DE PICO (RUSH);
    - BUSCAR A UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVOS. (COLETIVOS E NÃO AUTOMOTORES);
    - EVITAR O EXCESSO DE CARGA;
    - EVITAR ACELERAÇÕES DESNECESSÁRIAS;
    - EVITAR A LONGA OPERAÇÃO DO MOTOR EM MARCHA LENTA;
    - EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO QUANDO APRESENTAR ALGUM DEFEITO MECÂNICO.


    - A RECICLAGEM

    - REDUZIR - RECICLAR - REUTILIZAR:
    É O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS BENEFICIADOS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA UM NOVO PRODUTO. MUITOS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS E OS EXEMPLOS MAIS COMUNS SÃO O PAPEL VIDRO METAL, PLÁSTICO E A BORRACHA.
    AS MAIORES VANTAGENS DA RECICLAGEM SÃO A MINIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE FONTES NATURAIS, MUITAS VEZES NÃO RENOVÁVEIS, E A REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS QUE NECESSITA DE TRATAMENTO FINAL COMO ATERRAMENTO OU INCINERAÇÃO.

    A SOCIOLOGIA NO TRÂNSITO

    O SENSO DE COLETIVIDADE NO TRÂNSITO

    - PADRÕES DE CONVIVÊNCIA:
    - RESPEITO MÚTUO;
    - GARANTIA DOS DIREITOS ALHEIOS;
    - EDUCAÇÃO;
    - SOLIDARIEDADE;
    - SENSIBILIZAÇÃO;
    - CORDIALIDADE.

    - CONVÍVIO E HARMONIA:
    - ESTABELECER AÇÕES DE CONVÍVIO E RESPEITO BASEADO NA NECESSIDADE INDIVIDUAL DE CADA UM NO TRÂNSITO.

    - ABOLIR A DISCRIMINAÇÃO:
    - NÃO PERMITIR FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NO TRÂNSITO, EM NENHUM ASPECTO, SEJA ELE SOCIAL, RACIAL, FAIXA ETÁRIA OU GENÊRO.

    - EVITAR O CONFLITO:
    - ESTABELECER A UTILIZAÇÃO DAS VIAS POR MEIO RACIONAL E SEGURO GARANTINDO A FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE.

    - GARANTIA DOS DIREITOS:
    - ESTABELECER COMO PRIMÍCIAS O CUMPRIMENTO DOS DIREITOS PREVISTOS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.

    - CUMPRIMENTO DAS NORMAS:
    - ATENDER AS NORMAS CONTIDAS NO CTB A FIM DE GARANTIR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO E ORGANIZADO.

    - CIDADANIA:
    - É O EXERCÍCIO DOS DIREITOS E DEVERES EM SOCIEDADE, ONDE OS DIREITOS SÃO BASEADOS NAS ESFERAS CIVIL, POLÍTICA E SOCIAL.

    - AS AUTORIDADES E OS AGENTES DO TRÂNSITO:
    - GARANTIR O EXERCÍCIO EFETIVO DA ORGANIZAÇÃO, CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.


    - O COMPROMISSO:
    - RESPEITO À VIDA;
    - TRÂNSITO SEGURO;
    - FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE;
    - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO;
    - PREVENÇÃO À ACIDENTES.

    sábado, 11 de setembro de 2010

    NOTÍCIAS DA EPTC - Mortes por atropelamento reduzem 17% após novo sinal

    Neste ano, 45 pessoas morreram atropeladas no trânsito da Capital, o que representa uma redução de 17% em relação a 2009, com o registro de 54 vítimas fatais. A queda na violência do trânsito está associada ao desenvolvimento da Campanha do Novo Sinal de Trânsito, realizada pela prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), sinalizada pelo gesto da mão estendida diante da faixa de segurança sem semáforo, para uma maior proteção dos pedestres.


    Mesmo com a redução, 999 pessoas ficaram feridas neste ano, um número considerado elevado. “Muitos ainda ficam com vergonha em fazer o sinal, estendendo o braço. Mas não se muda o hábito das pessoas de um dia para o outro, como aconteceu anteriormente com a questão do cinto de segurança, que apresentava imensa resistência, mas hoje faz parte da cultura das pessoas", afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. "O trabalho vai continuar, sempre, para uma redução ainda maior dos conflitos”, destaca.

    Nos próximos meses, a Campanha do Novo Sinal de Trânsito entrará na sua terceira fase, com ampliação da divulgação do gesto da mão estendida e um reforço de agentes nas proximidades das faixas. O trabalho de conscientização teve início em 9 de setembro de 2009.

    NOTÍCIAS CONTRAN - TRANSPORTE DE CRIANÇAS

    CONTRAN ALTERA NORMA PARA O TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS ANTIGOS

    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (06/09) a Deliberação n° 100 que altera as regras para o transporte de crianças em veículos que possuem apenas o cinto abdominal (dois pontos) no banco traseiro.

    No caso dos veículos dotados apenas de cinto abdominal no banco de trás, o transporte de criança com idade inferior a dez anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo com o uso do dispositivo de retenção adequado para a criança (bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança, conforme a idade).

    Segundo a Deliberação, nesses veículos as crianças de quatro a sete anos e meio de idade poderão ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança de dois pontos sem o dispositivo denominado assento de elevação.

    A decisão do Presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, foi baseada na atual indisponibilidade de equipamentos para transporte de crianças nos veículos fabricados com o cinto de segurança de dois pontos. As alterações entram em vigor a partir de hoje.

    Regras para o transporte crianças em veículos:

    - As crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos utilizando equipamentos de retenção. (Observar as exceções determinadas pelo Contran);

    - As crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. (Observar as exceções para os veículos dotados apenas de cinto abdominal no banco traseiro);

    - A Resolução do Contran não exige o selo do Inmetro para os equipamentos utilizados no transporte de crianças;

    - No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção;

    - No caso de veículos que possuem somente banco dianteiro também é permitido o transporte de crianças de até dez anos de idade utilizando sempre o dispositivo de retenção;

    - Para o transporte de crianças no banco dianteiro de veículos que possuem dispositivo suplementar de retenção (airbag), o equipamento de retenção de criança deve ser utilizado no sentido da marcha do veículo. Neste caso, o equipamento de retenção de criança não poderá possuir bandejas ou acessórios equivalentes e o banco deverá ser ajustado em sua última posição de recuo, exceto no caso de indicação específica do fabricante do veículo;

    - No caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores o Código de Trânsito Brasileiro estabelece no artigo 244, inciso V, que somente poderão ser transportadas nestes veículos crianças a partir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.

    Quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

    sábado, 4 de setembro de 2010

    CONTRAN ESTUDA EXCEPCIONAR O USO DO DISPOSITIVO DE RETENÇÃO EM CINTO ABDOMINAL

    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) se posicionará até o fim desta semana quanto ao uso do equipamento de retenção para o transporte de crianças em veículos que tenham apenas cinto abdominal no banco traseiro.

    O Conselho estudará a possibilidade de utilização do equipamento de retenção no banco dianteiro quando o veículo dispuser apenas de cintos abdominais no banco de trás.

    Nesse caso, o Contran avaliará também a possibilidade de que o transporte de crianças de 4 a 7 anos e meio seja realizado no banco traseiro usando o cinto de segurança abdominal sem a necessidade do uso do assento.

    Segundo a Resolução 277 do Contran, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.

    Enquanto não houver um posicionamento do Contran a Resolução 277 está em vigor para todos os efeitos a partir de hoje (1° de setembro).

    RESUMO - MECÂNICA BÁSICA II

    CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO MECÂNICA II

    - SISTEMA ELÉTRICO

    - FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE TODOS OS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO COMO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, AS LUZES DE SINALIZAÇÃO, PARTIDA E FUNCIONAMENTO DO MOTOR E OUTROS ACESSÓRIOS.

    - COMPONENTES:
    BATERIA: RECEBE E ARMAZENA A ENERGIA PRODUZIDA PELO ALTERNADOR.
    MOTOR DE PARTIDA: RESPONSÁVEL PELA IGNIÇÃO DO MOTOR.
    ALTERNADOR: GERADOR DE CORRENTE ELÉTRICA.
    DISTRIBUIDOR: ALIMENTA OS CILINDROS COM ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
    VELAS: CONDUZEM A CORRENTE ELÉTRICA PARA DENTRO DOS CILINDROS.

    - PROBLEMAS:
    • NÃO ACIONAMENTO DO MOTOR DE PARTIDA;
    • MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E DOS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO.

    - MANUTENÇÃO:
    • SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DO ALTERNADOR;
    • SUBSTITUIÇÃO DE VELAS E FUSÍVEIS EM MAU ESTADO;
    • VERIFICAÇÃO DE LÂMPADAS QUEIMADAS;
    • SUBSTITUIÇÃO DE FIAÇÃO DESENCAPADA;
    • VERIFICAÇÃO DO ESTADO DA BATERIA.


    - SISTEMA DE TRANSMISSÃO

    - FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FORÇA DO MOTOR PARA AS RODAS PERMITINDO A MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO.

    - COMPONENTES:
    EMBREAGEM: FACILITA O ACOPLAMENTO DAS ENGRENAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DA MUDANÇA DE MARCHAS.
    CÂMBIO: ENGRENAGENS QUE POSSIBILITAM O APROVEITAMENTO DAS ROTAÇÕES E DA FORÇA DO MOTOR.
    CARDÃ: TRANSMITE O MOVIMENTO DO CÂMBIO AO DIFERENCIAL.
    DIFERENCIAL: RESPONSÁVEL PELA PASSAGEM DOS MOVIMENTOS AOS SEMI-EIXOS MOTRIZES.

    - PROBLEMAS:
    • DIFICULDADE EM EXECUTAR A TROCA DE MARCHAS;
    • RUÍDOS ESTRANHOS AO PASSAR AS MARCHAS.


    - MANUTENÇÃO:
    • REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.


    - SISTEMA DE DIREÇÃO

    FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO VEÍCULO E OS MOVIMENTOS DAS RODAS.

    - COMPONENTES:
    VOLANTE: PERMITE O MOVIMENTO GIRATÓRIO QUE SERÁ LEVADO ATÉ A CAIXA DE DIREÇÃO;
    VARÃO OU COLUNA DE DIREÇÃO: INTERLIGA O VOLANTE E A CAIXA DE DIREÇÃO PERMITINDO OS MOVIMENTOS GIRATÓRIOS;
    CAIXA DE DIREÇÃO: RECEBE A ROTAÇÃO DE GIRO DA COLUNA E TRANSFORMA NUM MOVIMENTO RETILÍNEO DE UM LADO PARA O OUTRO;
    BARRAS DE DIREÇÃO: PASSAM PARA AS RODAS A FORÇA DOS MOVIMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO;
    TERMINAIS: AUXILIAM O MOVIMENTO DAS BARRAS DE DIREÇÃO.

    - PROBLEMAS:
    • FOLGAS E TREPIDAÇÃO DA DIREÇÃO;
    • DESLOCAMENTO DO VEÍCULO PUXANDO PARA UM LADO;
    • DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

    - MANUTENÇÃO:
    • SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
    • CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);


    - SISTEMA DE SUSPENSÃO

    - FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ESTABILIDADE DO VEÍCULO, AMORTECENDO OS MOVIMENTOS BRUSCOS CAUSADOS POR BURACOS, ONDULAÇÕES E LOMBADAS NOS TERRENOS.

    - COMPONENTES:
    MOLAS: SUSTENTAM E ABSORVEM OS MOVIMENTOS DA CARROCERIA;
    AMORTECEDOR: ABSORVEM OS MOVIMENTOS DAS MOLAS.

    - PROBLEMAS:
    • RUÍDOS ESTRANHOS;
    • BALANÇO EXAGERADO DO VEÍCULO;
    • VEÍCULO NÃO TRAFEGA EM LINHA RETA;
    • DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

    - MANUTENÇÃO:
    • SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
    • CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);



    - SISTEMA DE FREIOS

    - FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU SUA TOTAL PARADA.

    - COMPONENTES:
    FREIO A DISCO: LOCALIZADO NAS RODAS DIANTEIRAS, É RESPONSÁVEL PELA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO;
    FREIO A TAMBOR: LOCALIZADO NAS RODAS TRASEIRAS, É RESPONSÁVEL PELA EXPANSÃO DAS LONAS REDUZINDO O GIRO DO TAMBOR. TAMBÉM É ACIONADO COMO FREIO DE ESTACIONAMENTO.
    LÍQUIDO DE FREIO: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE PRESSÃO GERADA NO CILINDRO MESTRE PARA OS FREIOS DAS RODAS.

    - PROBLEMAS:
    • RUÍDOS ESTRANHOS;
    • DIFICULDADE EM REDUZIR A VELOCIDADE OU PARAR O VEÍCULO;
    • SAÍDA DE LADO AO UTILIZAR OS FREIOS.

    - MANUTENÇÃO:
    • REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.