domingo, 31 de outubro de 2010

PROVA SIMULADA - MECÂNICA BÁSICA

 MÓDULO MECÂNICA BÁSICA

01.  Os principais sistemas do veículo são:
  1. motor, câmbio, diferencial, freio
  2. motor, transmissão, direção, suspensão, freio
  3. motor, embreagem, carda, semi-árvore,
  4. motor, molas, amortecedores, pneus
  5. motor, freio, escapamento
02.  Fazem parte do sistema de suspensão de um veículo:
  1. cilindro mestre, estabilizador
  2. molas, caixa de direção
  3. coroa/pinhão, pastilhas
  4. correia dentada, ventoinha
  5. molas, amortecedores
03.  São elementos do sistema de freio:
  1. disco de fricção, aditivo, lonas de freio, pastilhas
  2. cabos primários, cabo secundário, travas
  3. cilindro mestre, disco, tambor
  4. eixo primário, eixo secundário, trem de engrenagens
  5. coroa, pinhão, lonas
04.  Fazem parte da embreagem:
  1. platô, disco de fricção, rolamento de embreagem
  2. junta homocinética, pivôs
  3. bandejas, barras de sustentação
  4. pedal, câmbio
  5. molas, amortecedores
05.  A finalidade do filtro de combustível é:
  1. controlar a pressão do combustível
  2. aumentar o fluxo de combustível
  3. evitar o excesso de combustível
  4. reter as impurezas do combustível
  5. reter as impurezas do ar
06.  A finalidade da injeção eletrônica é:
  1. bombear o combustível para o motor
  2. pressionar o combustível para o interior do cilindro-mestre
  3. pressionar o ar para a câmara de combustão
  4. manter a temperatura do ar limpo e aquecido
  5. misturar o ar com o combustível na proporção recomendada
07.  Fazem parte do sistema elétrico:
  1. radiador e ventoinha
  2. carburador e filtro de ar
  3. catalisador e canos de exaustão
  4. cabeçote, cilindros e pistão
  5. bateria, distribuidor e bobina
08.  A finalidade do sub-sistema arrefecimento é:
  1. controlar as rotações do motor
  2. evitar o atrito das peças móveis do motor
  3. aquecer o motor
  4. reduzir a potência do motor
  5. manter a temperatura ideal de trabalho do motor
09.  O velocímetro é importante para o condutor porque:
  1. indica a quilometragem percorrida pelo veículo
  2. permite ao condutor diminuir a velocidade e fazer mudanças de marcha
  3. indica a velocidade desenvolvida pelo veículo
  4. impede que o veículo atinja uma velocidade superior a 80km/h
  5. orienta a velocidade adequada à situação presente
10.  O alternador é responsável por:
  1. gerar potência para o motor
  2. acumular a energia dissipada no motor
  3. criar a centelha necessária para explosão da mistura de ar e combustível
  4. fazer funcionar o rádio do veículo
  5. gerar carga suficiente para manter a bateria carregada
11.  A função do silenciador no veículo é:
  1. permitir o movimento do volante, controlando o rumo e as manobras
  2. criar a centelha necessária para a explosão da mistura de ar e combustível
  3. permitir uma partida suave do veículo
  4. diminuir os ruídos vindos da descarga dos gases gerados pelo motor
  5. reduzir drasticamente os níveis de emissão de gases
12.  Para saber se a bateria não está carregando adequadamente, você deve observar se:
  1. o motor está com muita vibração
  2. a respectiva luz indicadora no painel acesa
  3. o motor está afogado
  4. o veículo está dando solavancos
  5. o radiador está muito quente
13.  Assinale a alternativa correta:
  1. termômetro: indica a  pressão do óleo do motor
  2. voltímetro: indica o nº de voltas das rodas
  3. manômetro: indica o nível da água no radiador
  4. odômetro: indica o nível de combustível
  5. amperímetro: indica a corrente entre o alternador e a bateria
14.  A baixa calibragem dos pneus:
  1. aumenta a vida útil dos pneus
  2. facilita as manobras
  3. altera o balanceamento dos pneus
  4. causa desgaste dos pneus
  5. traz maior conforto aos ocupantes do veículo
15.  A quilometragem percorrida pelo veículo é indicada pelo:
  1. odomêtro
  2. velocímetro
  3. manômetro
  4. conta-giros
  5. termômetro
GABARITO - MECÂNICA BÁSICA
1C 2E 3C 4A 5D
6E 7E 8E 9C 10E
11D 12B 13E 14D 15A

NOTÍCIAS DETRAN RS

26% dos mortos no trânsito do Estado são vítimas de atropelamento.
 
Levantamento das causas dos acidentes no Estado, realizado pelo Detran/RS, detectou que 26%  dos 1.261 mortos no trânsito gaúcho em 2010 (até setembro) foram vítimas de atropelamento. O percentual representa 332 mortos por atropelamento em nove meses.

Esse número pode ser ainda maior, já que em 13% dos casos, as causas do acidente que resultou em morte não são informadas. As colisões (batida de frente entre dois veículos) representam o maior percentual: estão em 32% das mortes. Os choques com objeto fixo totalizam 11% do total, seguidos pelos abalroamentos (batidas laterais entre veículos), que totalizam 9%, capotagens (5%) e tombamentos (4%).

Trinta por cento dos mortos por atropelamento são vítimas com mais de 60 anos de idade, 11% tem entre 45 e 50 anos e 7% estão na faixa dos 18 aos 24 anos. As vítimas de atropelamento em acidentes com lesão ainda não estão contabilizadas, mas podem ser estimadas, mantendo-se a proporção, em cerca de nove mil feridos em atropelamentos, de um total de 35.944 feridos em acidentes de trânsito em 2010.

“O elevado número de atropelamentos não preocupa só o Detran/RS”, diz o Presidente da Autarquia, Sérgio Filomena. “A própria ONU pediu atenção especial aos chamados usuários vulneráveis – pedestres, ciclistas e motociclistas – na última sua conferência, quando foi instituída a Década de Ações para a Segurança Viária.” Dados da OMS demonstram que esses usuários representam metade das mais  de 1,3 milhão de vítimas do trânsito no mundo todo.

sábado, 30 de outubro de 2010

RESUMO MÓDULO VI - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

INTRODUÇÃO:

O HOMEM EM SUA EVOLUÇÃO TEM SIDO UM DOS GRANDES INIMIGOS NATURAIS DO PLANETA. EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E SUPOSTA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, CONSTRUÍMOS UMA GRANDE QUANTIDADE DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS QUE, ALIADOS A AÇÕES E COMPORTAMENTOS EQUIVOCADOS, CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA POLUIÇÃO E CONSEQUENTE DEVASTAÇÃO DO PLANETA. PRECISAMOS, URGENTEMENTE, AVALIARMOS SE ESTE É O DESENVOLVIMENTO QUE REALMENTE NECESSITAMOS E SE OS RUMOS QUE TOMAMOS EM RELAÇÃO AO PLANETA PODERÃO UM DIA SER CORRIGIDOS.

POLUIÇÃO:
- É A ALTERAÇÃO DO MEIO E DAS SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, CONSEQÜÊNCIA DA AÇÃO NOCIVA DO HOMEM.

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:
- EFEITO ESTUFA: COMO É CONHECIDO O AQUECIMENTO GLOBAL, FENÔMENO CAUSADO PELA ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR PELO PLANETA POR CAUSA DA RETENÇÃO DOS RAIOS SOLARES NA ATMOSFERA, DEVIDO A CONCENTRAÇÃO DE GASES, IMPEDINDO O RETORNO DA RADIAÇÃO SOLAR PARA O ESPAÇO.

- OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL:
- DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES;
- AUMENTO DO VOLUME DE ÁGUA DOS OCEANOS;
- MAIOR INCIDÊNCIA DE TEMPESTADES E CICLONES;
- MAIOR VOLUME DE CHUVAS E ENCHENTES;
- DESEQUELÍBRIO CLIMÁTICO.

- BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO: A LIBERAÇÃO DE GASES COMO CFC (CLORO FLUOR CARBONO) NA ATMOSFERA FRAGILIZA A CAMADA DE OZÔNIO, IMPEDINDO A FILTRAGEM DOS RAIOS SOLARES.

- EFEITOS DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO:
- AÇÃO DIRETA DOS RAIOS SOLARES;
- AUMENTO DAS TEMPERATURAS;
- MAIOR INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NA PELE DEVIDO A EXPOSIÇÃO SOLAR.
- ESGOTAMENTO DAS FONTES NATURAIS: A FALTA DE TRATAMENTO DAS REDES DE ESGOTO, A OCUPAÇÃO DESORDENADA DAS MARGENS E O LANÇAMENTO DE LIXO NOS RIOS, LAGOS E LAGOAS E O DESPERDÍCIO DE ÁGUA, TÊM SIDO OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE POLUIÇÃO E ESGOTAMENTO DOS MANANCIAIS DE ÁGUA POTÁVEL.
A ÁGUA HOJE É CONSIDERADA O MAIOR BEM DO PLANETA POR SER A PRINCIPAL FONTE DE VIDA E, NUM FUTURO MUITO PRÓXIMO, SERÁ A MAIOR RIQUEZA.


- O VEÍCULO COMO AGENTE POLUIDOR:
- AS INDÚSTRIAS E OS VEÍCULOS SÃO AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO DO AR.
- A POLUIÇÃO ORIGINADA PELOS VEÍCULOS CORRESPONDE A 40% NAS GRANDES CIDADES.

- OS FATORES DE POLUIÇÃO CAUSADOS PELOS VEÍCULOS

- EMISSÃO DE GASES:
- Monóxido de Carbono (CO) – GÁS INODORO, RESULTANTE DA QUEIMA INCOMPLETA DO COMBUSTÍVEL, PODE MATAR POR ASFIXIA;
Óxido de Nitrogênio (NOx) – GÁS PRODUZIDO PELA DESCARGA DOS MOTORES, ALTAMENTE TÓXICO E CORROSIVO;
Dióxido de Carbono (COx) – ORIUNDO DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, É O MAIOR CAUSADOR DO EFEITO ESTUFA;
Dióxido de Enxofre (SOx) – QUANDO COMBINADO COM NUVENS CARREGADAS PODE CAUSAR CHUVA ÁCIDA;
Aldeídos (AA) – LIBERADOS PELA COMBUSTÃO DE MOTORES À ÀLCOOL, PODEM CAUSAR INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS;
Hidrocarbonetos (HC) – EXPANDIDOS PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS COMO DIESEL E GASOLINA, PODEM CAUSAR CÂNCER NO SANGUE.

- CONSEQUÊNCIAS DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES:
• DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COMO ASMA E BRONQUITE, PRINCIPALMENTE NOS MESES MAIS FRIOS, DEVIDO A BAIXA DISPERSÃO DOS POLUENTES NA ATMOSFERA NESTA ÉPOCA DO ANO.
• A CONCENTRAÇÃO DE GASES NA ATMOSFERA AGRAVA OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL (EFEITO ESTUFA).
• A COMBINAÇÃO DE SO2 COM ÁGUA NAS NUVENS PODEM CAUSAR A CHUVA ÁCIDA, RESPONSÁVEL PELA CORROSÃO DOS AUTOMÓVEIS.

- EMISSÃO DE PARTÍCULAS:


- DESGASTE NATURAL DO VEÍCULO E DE SEUS COMPONENTES METÁLICOS, DEVIDO AO USO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS METÁLICAS NA ATMOSFERA;
- DESGASTE DOS PNEUS DEVIDO A RODAGEM E ATRITO AO PAVIMENTO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS DE BORRACHA NA ATMOSFERA;
- A QUEIMA DE ÓLEO DIESEL EM MOTORES DESREGULADOS LIBERAM UMA FUMAÇA PRETA CHAMADA DE “FULIGEM”, FORMADA POR PARTÍCULAS INALÁVEIS ENVOLVIDAS POR ÓLEO ALTAMENTE TÓXICO.

- POLUIÇÃO SONORA:
- RUÍDOS CAUSADOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR;
- UTILIZAÇÃO INAPROPRIADA DA BUZINA E DA APARELHAGEM DE SOM.

- OS NÍVEIS TOLERÁVEIS DE RUÍDOS EMITIDOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES É DE 103 DECIBÉIS E 99 DECIBÉIS PARA MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES. CONAMA RESOLUÇÃO 252/99


-CONSEQUÊNCIAS:
- ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO, DISTÚRBIOS, PROBLEMAS AUDITIVOS, ESTRESSE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E INSÔNIA.

- CONAMA
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: ESTABELECE AS NORMAS, CRITÉRIOS E PADRÕES RELATIVOS AO CONTROLE E A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE.
• A EMISSÃO DE GASES POLUENTES E RUÍDOS DOS VEÍCULOS SÃO CONTROLADOS PELO CONAMA CONFORME PREVISTO NO CTB E CONSTITUEM REQUISITO DE SEGURANÇA NOS AUTOMÓVEIS. * Art. 104 – CTB

- PROCONVE
PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES DA FROTA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA: UMA DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO PROCONVE É A ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA PARA REDUZIR A EMISSÃO DE POLUENTES PELOS VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- INSPEÇÃO VEICULAR: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES URBANOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- A REPROVAÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR É UMA INFRAÇÃO GRAVE E RESULTA EM MULTA E RETENÇÃO DO VEÍCULO.

- O CONDUTOR E O MEIO AMBIENTE:

- REGULAGEM DO MOTOR E A MANUTENÇÃO E TROCA DE PEÇAS DOS SISTEMAS DO VEÍCULO PODEM EVITAR A POLUIÇÃO CAUSADA PELOS AUTOMOTORES. 
 
- CATALISADOR:
- DISPOSITIVO QUE FILTRA OS GASES POLUENTES TRANSFORMANDO EM GASES NEUTROS.
- A REMOÇÃO DO CATALISADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.
 
- SILENCIADOR:
- DISPOSITIVO QUE CONTROLA OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES).
- A REMOÇÃO DO SILENCIADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVE.
 
- MANUTENÇÃO DO VEÍCULO:
- SUBSTITUIÇÃO DOS FILTROS DE AR, COMBUSTÍVEL E ÓLEO;
- LIMPEZA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA;
- CALIBRAGEM DOS PNEUS;
- CONSERTO IMEDIATO DE VAZAMENTOS;
- REGULAGEM DO MOTOR;
- SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
- TROCA DE ÓLEO LUBRIFICANTE;
- USO DE COMBUSTÍVEIS DE BOA QUALIDADE.
 
 
- AÇÕES PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO

- COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: 
- ÁLCOOL (ETANOL);
- GNV (GÁS NATURAL VEICULAR);
- BIODIESEL (SOJA, MAMONA, GIRASSOL).

- VEÍCULOS ALTERNATIVOS:
- MOTORES ELÉTRICOS;
- MOTORES A HIDROGÊNIO;
- MOTORES À ENERGIA SOLAR.

- AÇÕES COMPORTAMENTAIS:
- CUIDADOS COM O LIXO GERADO PELO VEÍCULO (DESCARTÁVEIS E PNEUS);
- EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO NOS HORÁRIOS DE PICO (RUSH);
- BUSCAR A UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVOS. (COLETIVOS E NÃO AUTOMOTORES);
- EVITAR O EXCESSO DE CARGA;
- EVITAR ACELERAÇÕES DESNECESSÁRIAS;
- EVITAR A LONGA OPERAÇÃO DO MOTOR EM MARCHA LENTA;
- EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO QUANDO APRESENTAR ALGUM DEFEITO MECÂNICO.


- A RECICLAGEM

- REDUZIR - RECICLAR - REUTILIZAR:
É O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS BENEFICIADOS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA UM NOVO PRODUTO. MUITOS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS E OS EXEMPLOS MAIS COMUNS SÃO O PAPEL VIDRO METAL, PLÁSTICO E A BORRACHA.
AS MAIORES VANTAGENS DA RECICLAGEM SÃO A MINIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE FONTES NATURAIS, MUITAS VEZES NÃO RENOVÁVEIS, E A REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS QUE NECESSITA DE TRATAMENTO FINAL COMO ATERRAMENTO OU INCINERAÇÃO.

A SOCIOLOGIA NO TRÂNSITO

O SENSO DE COLETIVIDADE NO TRÂNSITO

- PADRÕES DE CONVIVÊNCIA:
- RESPEITO MÚTUO;
- GARANTIA DOS DIREITOS ALHEIOS;
- EDUCAÇÃO;
- SOLIDARIEDADE;
- SENSIBILIZAÇÃO;
- CORDIALIDADE.

- CONVÍVIO E HARMONIA:
- ESTABELECER AÇÕES DE CONVÍVIO E RESPEITO BASEADO NA NECESSIDADE INDIVIDUAL DE CADA UM NO TRÂNSITO.

- ABOLIR A DISCRIMINAÇÃO:
- NÃO PERMITIR FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NO TRÂNSITO, EM NENHUM ASPECTO, SEJA ELE SOCIAL, RACIAL, FAIXA ETÁRIA OU GENÊRO.

- EVITAR O CONFLITO:
- ESTABELECER A UTILIZAÇÃO DAS VIAS POR MEIO RACIONAL E SEGURO GARANTINDO A FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE.

- GARANTIA DOS DIREITOS:
- ESTABELECER COMO PRIMÍCIAS O CUMPRIMENTO DOS DIREITOS PREVISTOS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.

- CUMPRIMENTO DAS NORMAS:
- ATENDER AS NORMAS CONTIDAS NO CTB A FIM DE GARANTIR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO E ORGANIZADO.

- CIDADANIA:
- É O EXERCÍCIO DOS DIREITOS E DEVERES EM SOCIEDADE, ONDE OS DIREITOS SÃO BASEADOS NAS ESFERAS CIVIL, POLÍTICA E SOCIAL.

- AS AUTORIDADES E OS AGENTES DO TRÂNSITO:
- GARANTIR O EXERCÍCIO EFETIVO DA ORGANIZAÇÃO, CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.


- O COMPROMISSO:
- RESPEITO À VIDA;
- TRÂNSITO SEGURO;
- FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE;
- EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO;
- PREVENÇÃO À ACIDENTES.

domingo, 17 de outubro de 2010

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA III

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MECÂNICA BÁSICA III

- SISTEMA DE FREIOS

RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU DA SUA TOTAL PARADA.

É ACIONADO POR MEIO DE FORÇA HIDRÁULICA, ATRAVÉS DO IMPULSO DO LÍQUIDO DE FREIO ATÉ A FORÇA CHEGAR ATÉ AS PASTILHAS OU AS LONAS.


FREIO A DISCO
FUNCIONA POR MEIO DA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO DE FREIO.

FREIO A TAMBOR
FUNCIONA POR MEIO DA EXPANSÃO DAS LONAS JUNTO AO TAMBOR DE FREIO. QUANDO ESTACIONADO O VEÍCULO, É ACIONADO POR MEIO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO, TAMBÉM CONHECIDO POR FREIO ESTACIONÁRIO.


FLUÍDO DE FREIO
É O RESPONSÁVEL PELA AÇÃO HIDRAULICA QUE MOVE OS FREIOS ATRAVÉS DO ACIONAMENTO DOS PEDAIS.

NOTÍCIAS DA EPTC

Lei das Cadeirinhas: 69 autuações a condutores

FOTO: CARLOS ROHDE/DIVULGAÇÃO PMPA
Bebê-conforto deve ser posicionado de costas para a dianteira do veículo
Bebê-conforto deve ser posicionado de costas para a dianteira do veículo. Desde o início da implantação da Resolução 277, a Lei das Cadeirinhas, em 1º de setembro, agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autuaram 69 condutores por desrespeito às normas de trânsito. A lei obriga o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade em cadeirinhas, bebês-conforto e assentos especiais. O descumprimento representa uma multa de R$ 191,54 (gravíssima), com a possibilidade de retenção do veículo no local da infração até regularização da situação. São exceções à lei os veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas, de transporte coletivo, de aluguel (placas vermelhas), táxis e escolares.

O bebê-conforto é destinado às crianças de até um ano, de costas para a dianteira do veículo. Já a cadeirinha serve para crianças de um a quatro anos, de frente para a parte dianteira. E o assento de elevação necessita ser usado por crianças entre quatro e sete anos e meio, igualmente no banco traseiro, presa com o cinto de segurança do carro. Qualquer criança com idade até dez anos sempre deverá ser transportada no banco de trás. Somente após completados dez anos, as crianças podem utilizar, também, o banco dianteiro, com cinto de segurança. A instalação da cadeirinha, do bebê-conforto ou dos assentos de elevação no veículo deve sempre respeitar o indicado no manual de instruções do dispositivo e do veículo.

Todos os equipamentos necessitam certificados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que não serão realizadas ações específicas sobre a lei das cadeirinhas. “A população já está bem conscientizada. Continuaremos fiscalizando de acordo com as abordagens normais, com notificação se constatado o problema, sempre com objetivo de uma maior segurança para todos”, afirmou.

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA II

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO MECÂNICA II

- SISTEMA ELÉTRICO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE TODOS OS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO COMO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, AS LUZES DE SINALIZAÇÃO, PARTIDA E FUNCIONAMENTO DO MOTOR E OUTROS ACESSÓRIOS.

- COMPONENTES:
BATERIA: RECEBE E ARMAZENA A ENERGIA PRODUZIDA PELO ALTERNADOR.
MOTOR DE PARTIDA: RESPONSÁVEL PELA IGNIÇÃO DO MOTOR.
ALTERNADOR: GERADOR DE CORRENTE ELÉTRICA.
DISTRIBUIDOR: ALIMENTA OS CILINDROS COM ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
VELAS: CONDUZEM A CORRENTE ELÉTRICA PARA DENTRO DOS CILINDROS.

- PROBLEMAS:
• NÃO ACIONAMENTO DO MOTOR DE PARTIDA;
• MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E DOS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DO ALTERNADOR;
• SUBSTITUIÇÃO DE VELAS E FUSÍVEIS EM MAU ESTADO;
• VERIFICAÇÃO DE LÂMPADAS QUEIMADAS;
• SUBSTITUIÇÃO DE FIAÇÃO DESENCAPADA;
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DA BATERIA.


- SISTEMA DE TRANSMISSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FORÇA DO MOTOR PARA AS RODAS PERMITINDO A MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO.

- COMPONENTES:
EMBREAGEM: FACILITA O ACOPLAMENTO DAS ENGRENAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DA MUDANÇA DE MARCHAS.
CÂMBIO: ENGRENAGENS QUE POSSIBILITAM O APROVEITAMENTO DAS ROTAÇÕES E DA FORÇA DO MOTOR.
CARDÃ: TRANSMITE O MOVIMENTO DO CÂMBIO AO DIFERENCIAL.
DIFERENCIAL: RESPONSÁVEL PELA PASSAGEM DOS MOVIMENTOS AOS SEMI-EIXOS MOTRIZES.

- PROBLEMAS:
• DIFICULDADE EM EXECUTAR A TROCA DE MARCHAS;
• RUÍDOS ESTRANHOS AO PASSAR AS MARCHAS.


- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.


- SISTEMA DE DIREÇÃO

FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO VEÍCULO E OS MOVIMENTOS DAS RODAS.

- COMPONENTES:
VOLANTE: PERMITE O MOVIMENTO GIRATÓRIO QUE SERÁ LEVADO ATÉ A CAIXA DE DIREÇÃO;
VARÃO OU COLUNA DE DIREÇÃO: INTERLIGA O VOLANTE E A CAIXA DE DIREÇÃO PERMITINDO OS MOVIMENTOS GIRATÓRIOS;
CAIXA DE DIREÇÃO: RECEBE A ROTAÇÃO DE GIRO DA COLUNA E TRANSFORMA NUM MOVIMENTO RETILÍNEO DE UM LADO PARA O OUTRO;
BARRAS DE DIREÇÃO: PASSAM PARA AS RODAS A FORÇA DOS MOVIMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO;
TERMINAIS: AUXILIAM O MOVIMENTO DAS BARRAS DE DIREÇÃO.

- PROBLEMAS:
• FOLGAS E TREPIDAÇÃO DA DIREÇÃO;
• DESLOCAMENTO DO VEÍCULO PUXANDO PARA UM LADO;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);


- SISTEMA DE SUSPENSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ESTABILIDADE DO VEÍCULO, AMORTECENDO OS MOVIMENTOS BRUSCOS CAUSADOS POR BURACOS, ONDULAÇÕES E LOMBADAS NOS TERRENOS.

- COMPONENTES:
MOLAS: SUSTENTAM E ABSORVEM OS MOVIMENTOS DA CARROCERIA;
AMORTECEDOR: ABSORVEM OS MOVIMENTOS DAS MOLAS.

- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• BALANÇO EXAGERADO DO VEÍCULO;
• VEÍCULO NÃO TRAFEGA EM LINHA RETA;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);



- SISTEMA DE FREIOS

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU SUA TOTAL PARADA.

- COMPONENTES:
FREIO A DISCO: LOCALIZADO NAS RODAS DIANTEIRAS, É RESPONSÁVEL PELA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO;
FREIO A TAMBOR: LOCALIZADO NAS RODAS TRASEIRAS, É RESPONSÁVEL PELA EXPANSÃO DAS LONAS REDUZINDO O GIRO DO TAMBOR. TAMBÉM É ACIONADO COMO FREIO DE ESTACIONAMENTO.
LÍQUIDO DE FREIO: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE PRESSÃO GERADA NO CILINDRO MESTRE PARA OS FREIOS DAS RODAS.

- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• DIFICULDADE EM REDUZIR A VELOCIDADE OU PARAR O VEÍCULO;
• SAÍDA DE LADO AO UTILIZAR OS FREIOS.

- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA I

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO V

- FINALIDADES:
1) FORNECER DICAS DE CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO;
2) IDENTIFICAR PROBLEMAS QUE POSSAM CAUSAR O USO DO VEÍCULO EM MÁS CONDIÇÕES.

- CONHECER O VEÍCULO:
1. IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS E PARTICULARIDADES;
2. FORMAS DE MANUTENÇÃO;
3. LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS COMANDOS.


- OS SISTEMAS DO VEÍCULO:
1. MOTOR;
2. SISTEMA ELÉTRICO;
3. SISTEMA TRANSMISSÃO;
4. SISTEMA DIREÇÃO;
5. SISTEMA SUSPENSÃO;
6. SISTEMA FREIOS;
7. CARROCERIA.

  
- SISTEMA MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA A PROPULSÃO, ATRAVÉS DA EXPLOSÃO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL.

  
 - COMPONENTES:
• BLOCO: RECEBE AS PEÇAS E COMPONENTES DO MOTOR;
• CILINDROS: ONDE OCORRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA;
• VÁLVULAS: RESPONSÁVEIS PELA ADMISSÃO DA MISTURA E EXAUSTÃO DOS GASES DECORRENTES DA QUEIMA;
• VIRABREQUIM: EIXO QUE MOVIMENTA OS PISTÕES PARA CIMA E PARA BAIXO (ALTERNANDO OS CICLOS);
• COMANDO DE VÁLVULAS: EIXO QUE MOVIMENTA AS VÁLVULAS, COMANDANDO A ABERTURA E FECHAMENTO, FAZENDO A ADMISSÃO E A EXAUSTÃO.
• PISTÃO: BRAÇOS QUE TRABALHAM DENTRO DOS CILINDROS, RESPONSÁVEIS PELA COMPRESSÃO DA MISTURA E MOVIMENTAÇÃO DO VIRABREQUIM;
• CÁRTER: RESERVATÓRIO ONDE FICA DEPOSITADO O ÓLEO LUBRIFICANTE;
• JUNTAS: OBJETOS QUE PERMITEM A VEDAÇÃO QUANDO DA MONTAGEM DO BLOCO E SUAS DIFERENTES PEÇAS;
• ANÉIS: AUXILIAM NA VEDAÇÃO DO PISTÃO E A PAREDE DO CILINDRO, IMPEDINDO A PASSAGEM DE ÓLEO PARA O INTERIOR DO CILINDRO E PERDA DA MISTURA;
• CARBURADOR OU INJEÇÃO ELETRÔNICA: RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DA MISTURA.

- FUNCIONAMENTO:
• O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ENERGIA É ATINGINDO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE 4 CICLOS:
1. ENTRADA DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL;
2. COMPRESSÃO DA MISTURA;
3. EXPLOSÃO DA MISTURA;
4. EXAUSTÃO DOS RESÍDUOS.

- PROBLEMAS:
1. AUMENTO NO CONSUMO;
2. PERDA DE POTÊNCIA;
3. FUNCIONAMENTO IRREGULAR;
4. DESGASTE PREMATURO;
5. AUMENTO NA EMISSÃO DE POLUENTES.

- MANUTENÇÃO:
1. USO DE COMBUSTÍVEL DE BOA QUALIDADE;
2. VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E ESTADO DO ÓLEO LUBRIFICANTE;
3. SUBSTITUIÇÃO DE FILTROS;
4. REVISÃO PERIÓDICA OU PROGRAMADA.

- ARREFECIMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR DO VEÍCULO QUE ATINGE ALTAS TEMPERATURAS QUANDO ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.

- COMPONENTES:
 • BOMBA D’ÁGUA: ENVIA A ÁGUA PARA O MOTOR PARA REFRIGERÁ-LO;
• MANGUEIRAS: CONDUZEM A ÁGUA DO RESERVATÓRIO PARA O MOTOR;
• VÁLVULA TERMOSTÁTICA: CONTROLA A TEMPERATURA DO MOTOR;
• RADIADOR: ARMAZENA A ÁGUA SUPERAQUECIDA;
• VENTUINHA: REFRIGERA A ÁGUA ARMAZENADA NO RADIADOR.

- FUNCIONAMENTO:
• A ÁGUA QUE CIRCULA NO INTERIOR DO MOTOR POR MEIO DE CANAIS, IMPULSIONADA PELA BOMBA DE ÁGUA, TEM A FUNÇÃO DE MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR EM BAIXA. QUANDO A TEMPERATURA EXCEDE OS 90º, O TERMOSTATO EMITE A ORDEM PARA ABERTURA DA VÁLVULA, LIBERANDO A ÁGUA PARA SER RESFRIADA ATRAVÉS DO RADIADOR E DO SEU SISTEMA DE VENTILAÇÃO (VENTUINHA), RETORNANDO COM TEMPURATURAS MAIS BAIXAS, REFRIGERANDO O MOTOR, EVITANDO O SUPERAQUECIMENTO.

- PROBLEMAS:
• SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR CAUSANDO DANOS NOS CILINDROS, JUNTAS, CABEÇOTES, PISTÕES, VÁLVULAS ENTRE OUTRAS PEÇAS DO MOTOR.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO.

- ESCAPAMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DOS GASES PROVINIENTES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL, PELA FILTRAGEM DOS GASES E ABAFAMENTO DO RUÍDO GERADO PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

- COMPONENTES:
• COLETOR: LIGADO AO CABEÇOTE DO MOTOR, COLETA OS GASES EMITIDOS PELOS CILINDROS.
• CATALISADOR: FILTRO QUE RECOMBINA OS GASES.
• ABAFADOR: REDUZ OS EFEITOS DAS EXPLOSÕES NO INTERIOR DO MOTOR.
• SILENCIOSO (SURDINA): ABSORVE OS RUÍDOS.
• TUBULAÇÃO: POR ONDE PASSAM OS GASES.

- FUNCIONAMENTO:
• APÓS A QUEIMA OS GASES SÃO ELIMINADOS DO INTERIOR DO MOTOR ATRAVÉS DO COLETOR, SÃO FILTRADOS PELO CATALISADOR E OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO SÃO ABAFADOS ATÉ A SAÍDA NA SURDINA.

- PROBLEMAS:
• MAIOR EMISSÃO DE RUÍDOS;
• MAIOR EMISSÃO DE POLUENTES;
• MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DAS BUCHAS QUE SUSTENTAM O ESCAPAMENTO;
• VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FUROS NO SISTEMA DEVIDO AO DESGASTE;
• SUBSTITUIÇÃO DO CATALISADOR E SILENCIOSO (SURDINA) QUANDO DANIFICADOS.