quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

GABARITO DAS NOVAS PROVAS SIMULADAS - MÓDULO DIREÇÃO DEFENSIVA

Prova Simulada - Módulo Direção Defensiva

1D 2D 3C 4B 5E 6D 7B 8B 9E 10E 11B 12C 13B 14D 15C 16B 17E 18E 19C 20B 21C 22C 22B 23A 24B 25C 26A 27A 28A 29D 30C

Confira o seu aproveitamento e Boa Sorte!!!!

GABARITO DAS NOVAS PROVAS SIMULADAS - MÓDULO PRIMEIROS SOCORROS

Prova Simulada - Módulo Primeiros Socorros

1B 2E 3D 4D 5B 6A 7D 8C 9C 10B 11C 12A 13E 14D 15B 16C 17D 18C 19A 20B 21B 22E 23B 24E 25D 26B 27C 28D 29C 30B

Confira o seu aproveitamento e Boa Sorte!!!!

RESUMO MÓDULO VI - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

INTRODUÇÃO:

O HOMEM EM SUA EVOLUÇÃO TEM SIDO UM DOS GRANDES INIMIGOS NATURAIS DO PLANETA. EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E SUPOSTA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, CONSTRUÍMOS UMA GRANDE QUANTIDADE DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS QUE, ALIADOS A AÇÕES E COMPORTAMENTOS EQUIVOCADOS, CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA POLUIÇÃO E CONSEQUENTE DEVASTAÇÃO DO PLANETA. PRECISAMOS, URGENTEMENTE, AVALIARMOS SE ESTE É O DESENVOLVIMENTO QUE REALMENTE NECESSITAMOS E SE OS RUMOS QUE TOMAMOS EM RELAÇÃO AO PLANETA PODERÃO UM DIA SER CORRIGIDOS.

POLUIÇÃO:
- É A ALTERAÇÃO DO MEIO E DAS SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, CONSEQÜÊNCIA DA AÇÃO NOCIVA DO HOMEM.

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:

- EFEITO ESTUFA: COMO É CONHECIDO O AQUECIMENTO GLOBAL, FENÔMENO CAUSADO PELA ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR PELO PLANETA POR CAUSA DA RETENÇÃO DOS RAIOS SOLARES NA ATMOSFERA, DEVIDO A CONCENTRAÇÃO DE GASES, IMPEDINDO O RETORNO DA RADIAÇÃO SOLAR PARA O ESPAÇO.

- OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL:
- DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES;
- AUMENTO DO VOLUME DE ÁGUA DOS OCEANOS;
- MAIOR INCIDÊNCIA DE TEMPESTADES E CICLONES;
- MAIOR VOLUME DE CHUVAS E ENCHENTES;
- DESEQUELÍBRIO CLIMÁTICO.

- BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO: A LIBERAÇÃO DE GASES COMO CFC (CLORO FLUOR CARBONO) NA ATMOSFERA FRAGILIZA A CAMADA DE OZÔNIO, IMPEDINDO A FILTRAGEM DOS RAIOS SOLARES.

- EFEITOS DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO:
- AÇÃO DIRETA DOS RAIOS SOLARES;
- AUMENTO DAS TEMPERATURAS;
- MAIOR INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NA PELE DEVIDO A EXPOSIÇÃO SOLAR.

- ESGOTAMENTO DAS FONTES NATURAIS: A FALTA DE TRATAMENTO DAS REDES DE ESGOTO, A OCUPAÇÃO DESORDENADA DAS MARGENS E O LANÇAMENTO DE LIXO NOS RIOS, LAGOS E LAGOAS E O DESPERDÍCIO DE ÁGUA, TÊM SIDO OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE POLUIÇÃO E ESGOTAMENTO DOS MANANCIAIS DE ÁGUA POTÁVEL. A ÁGUA HOJE É CONSIDERADA O MAIOR BEM DO PLANETA POR SER A PRINCIPAL FONTE DE VIDA E, NUM FUTURO MUITO PRÓXIMO, SERÁ A MAIOR RIQUEZA.


- O VEÍCULO COMO AGENTE POLUIDOR:
- AS INDÚSTRIAS E OS VEÍCULOS SÃO AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO DO AR.
- A POLUIÇÃO ORIGINADA PELOS VEÍCULOS CORRESPONDE A 40% NAS GRANDES CIDADES.

- OS FATORES DE POLUIÇÃO CAUSADOS PELOS VEÍCULOS

- EMISSÃO DE GASES:
- Monóxido de Carbono (CO) – GÁS INODORO, RESULTANTE DA QUEIMA INCOMPLETA DO COMBUSTÍVEL, PODE MATAR POR ASFIXIA;
Óxido de Nitrogênio (NOx) – GÁS PRODUZIDO PELA DESCARGA DOS MOTORES, ALTAMENTE TÓXICO E CORROSIVO;
Dióxido de Carbono (COx) – ORIUNDO DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, É O MAIOR CAUSADOR DO EFEITO ESTUFA;
Dióxido de Enxofre (SOx) – QUANDO COMBINADO COM NUVENS CARREGADAS PODE CAUSAR CHUVA ÁCIDA;
Aldeídos (AA) – LIBERADOS PELA COMBUSTÃO DE MOTORES À ÀLCOOL, PODEM CAUSAR INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS;
Hidrocarbonetos (HC) – EXPANDIDOS PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS COMO DIESEL E GASOLINA, PODEM CAUSAR CÂNCER NO SANGUE.

- CONSEQUÊNCIAS DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES:
• DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COMO ASMA E BRONQUITE, PRINCIPALMENTE NOS MESES MAIS FRIOS, DEVIDO A BAIXA DISPERSÃO DOS POLUENTES NA ATMOSFERA NESTA ÉPOCA DO ANO.
• A CONCENTRAÇÃO DE GASES NA ATMOSFERA AGRAVA OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL (EFEITO ESTUFA).
• A COMBINAÇÃO DE SO2 COM ÁGUA NAS NUVENS PODEM CAUSAR A CHUVA ÁCIDA, RESPONSÁVEL PELA CORROSÃO DOS AUTOMÓVEIS.

- EMISSÃO DE PARTÍCULAS:
- DESGASTE NATURAL DO VEÍCULO E DE SEUS COMPONENTES METÁLICOS, DEVIDO AO USO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS METÁLICAS NA ATMOSFERA;
- DESGASTE DOS PNEUS DEVIDO A RODAGEM E ATRITO AO PAVIMENTO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS DE BORRACHA NA ATMOSFERA;
- A QUEIMA DE ÓLEO DIESEL EM MOTORES DESREGULADOS LIBERAM UMA FUMAÇA PRETA CHAMADA DE “FULIGEM”, FORMADA POR PARTÍCULAS INALÁVEIS ENVOLVIDAS POR ÓLEO ALTAMENTE TÓXICO.

- POLUIÇÃO SONORA:
- RUÍDOS CAUSADOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR;
- UTILIZAÇÃO INAPROPRIADA DA BUZINA E DA APARELHAGEM DE SOM.
- OS NÍVEIS TOLERÁVEIS DE RUÍDOS EMITIDOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES É DE 103 DECIBÉIS E 99 DECIBÉIS PARA MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES. CONAMA RESOLUÇÃO 252/99

-CONSEQUÊNCIAS:
- ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO, DISTÚRBIOS, PROBLEMAS AUDITIVOS, ESTRESSE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E INSÔNIA.

- CONAMA
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: ÓRGÃO QUE ESTABELECE AS NORMAS, CRITÉRIOS E PADRÕES RELATIVOS AO CONTROLE E A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE.
• A EMISSÃO DE GASES POLUENTES E RUÍDOS DOS VEÍCULOS SÃO CONTROLADOS PELO CONAMA CONFORME PREVISTO NO CTB E CONSTITUEM REQUISITO DE SEGURANÇA NOS AUTOMÓVEIS. * Art. 104 – CTB

- PROCONVE
PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES DA FROTA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA: UMA DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO PROCONVE É A ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA PARA REDUZIR A EMISSÃO DE POLUENTES PELOS VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- INSPEÇÃO VEICULAR: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES URBANOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- A REPROVAÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR É UMA INFRAÇÃO GRAVE E RESULTA EM MULTA E RETENÇÃO DO VEÍCULO.

- O CONDUTOR E O MEIO AMBIENTE:

- REGULAGEM DO MOTOR E A MANUTENÇÃO E TROCA DE PEÇAS DOS SISTEMAS DO VEÍCULO PODEM EVITAR A POLUIÇÃO CAUSADA PELOS AUTOMOTORES. 
 
- CATALISADOR:
- DISPOSITIVO QUE FILTRA OS GASES POLUENTES TRANSFORMANDO EM GASES NEUTROS.
- A REMOÇÃO DO CATALISADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.
 
- SILENCIADOR:
- DISPOSITIVO QUE CONTROLA OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES).
- A REMOÇÃO DO SILENCIADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVE.
 
- MANUTENÇÃO DO VEÍCULO:
- SUBSTITUIÇÃO DOS FILTROS DE AR, COMBUSTÍVEL E ÓLEO;
- LIMPEZA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA;
- CALIBRAGEM DOS PNEUS;
- CONSERTO IMEDIATO DE VAZAMENTOS;
- REGULAGEM DO MOTOR;
- SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
- TROCA DE ÓLEO LUBRIFICANTE;
- USO DE COMBUSTÍVEIS DE BOA QUALIDADE.
 
 

- AÇÕES PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO

- COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: 
- ÁLCOOL (ETANOL);
- GNV (GÁS NATURAL VEICULAR);
- BIODIESEL (SOJA, MAMONA, GIRASSOL).

- VEÍCULOS ALTERNATIVOS:
- MOTORES ELÉTRICOS;
- MOTORES A HIDROGÊNIO;
- MOTORES À ENERGIA SOLAR.

- AÇÕES COMPORTAMENTAIS:
- CUIDADOS COM O LIXO GERADO PELO VEÍCULO (DESCARTÁVEIS E PNEUS);
- EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO NOS HORÁRIOS DE PICO (RUSH);
- BUSCAR A UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVOS. (COLETIVOS E NÃO AUTOMOTORES);
- EVITAR O EXCESSO DE CARGA;
- EVITAR ACELERAÇÕES DESNECESSÁRIAS;
- EVITAR A LONGA OPERAÇÃO DO MOTOR EM MARCHA LENTA;
- EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO QUANDO APRESENTAR ALGUM DEFEITO MECÂNICO.


- A RECICLAGEM

- REDUZIR - RECICLAR - REUTILIZAR:
É O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS BENEFICIADOS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA UM NOVO PRODUTO. MUITOS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS E OS EXEMPLOS MAIS COMUNS SÃO O PAPEL VIDRO METAL, PLÁSTICO E A BORRACHA.
AS MAIORES VANTAGENS DA RECICLAGEM SÃO A MINIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE FONTES NATURAIS, MUITAS VEZES NÃO RENOVÁVEIS, E A REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS QUE NECESSITA DE TRATAMENTO FINAL COMO ATERRAMENTO OU INCINERAÇÃO.

A SOCIOLOGIA NO TRÂNSITO

O SENSO DE COLETIVIDADE NO TRÂNSITO

- PADRÕES DE CONVIVÊNCIA:
- RESPEITO MÚTUO;
- GARANTIA DOS DIREITOS ALHEIOS;
- EDUCAÇÃO;
- SOLIDARIEDADE;
- SENSIBILIZAÇÃO;
- CORDIALIDADE.

- CONVÍVIO E HARMONIA:
- ESTABELECER AÇÕES DE CONVÍVIO E RESPEITO BASEADO NA NECESSIDADE INDIVIDUAL DE CADA UM NO TRÂNSITO.

- ABOLIR A DISCRIMINAÇÃO:
- NÃO PERMITIR FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NO TRÂNSITO, EM NENHUM ASPECTO, SEJA ELE SOCIAL, RACIAL, FAIXA ETÁRIA OU GENÊRO.

- EVITAR O CONFLITO:
- ESTABELECER A UTILIZAÇÃO DAS VIAS POR MEIO RACIONAL E SEGURO GARANTINDO A FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE.

- GARANTIA DOS DIREITOS:
- ESTABELECER COMO PRIMÍCIAS O CUMPRIMENTO DOS DIREITOS PREVISTOS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.

- CUMPRIMENTO DAS NORMAS:
- ATENDER AS NORMAS CONTIDAS NO CTB A FIM DE GARANTIR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO E ORGANIZADO.

- CIDADANIA:
- É O EXERCÍCIO DOS DIREITOS E DEVERES EM SOCIEDADE, ONDE OS DIREITOS SÃO BASEADOS NAS ESFERAS CIVIL, POLÍTICA E SOCIAL.

- AS AUTORIDADES E OS AGENTES DO TRÂNSITO:
- GARANTIR O EXERCÍCIO EFETIVO DA ORGANIZAÇÃO, CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.


- O COMPROMISSO:
- RESPEITO À VIDA;
- TRÂNSITO SEGURO;
- FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE;
- EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO;
- PREVENÇÃO À ACIDENTES.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS DA EPTC

Fundo auxiliará para o fim das carroças nas ruas

Foto: Ivo Gonçalves
Fortunati anunciou uma secretaria para o bem-estar animal
Inserção no mercado de trabalho, a partir da qualificação profissional, é um dos objetivos do Fundo para Implementação do Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e Humana (FRGV) criado pela lei complementar sancionada pelo prefeito José Fortunati, na manhã de hoje, 1º. Os maiores beneficiados, carrinheiros e carroceiros, comemoraram a iniciativa na cerimônia de assinatura da Lei aprovada pela Câmara Municipal. O ato aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal e teve a presença de secretários municipais, vereadores e representantes dos carrinheiros e carroceiros.

Fortunati falou da responsabilidade da prefeitura com a população que vive em vulnerabilidade social. "Esse fundo, junto com a lei que estipula prazo para retirada das carroças e carrinhos das ruas é resultado da motivação de resolver um problema social, com foco nos trabalhadores, suas famílias e nos animais", declarou o prefeito.

Teófilo Motta Júnior presidente da Associação dos Carroceiros, mostrou-se feliz com a sanção da lei. "Vemos mais um passo na realização do sonho de trabalhar de forma digna nos galpões de reciclagem", afirmou Teófilo.

No final da cerimônia, o prefeito anunciou o encaminhamento para transformar a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad) em Secretaria do Bem-estar Animal, ampliando as atividades e mudando o patamar das ações desenvolvidas pela prefeitura no setor.

NOTÍCIAS DA EPTC

Transparência: dados do trânsito em janeiro na Capital

A prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulgará mensalmente, a partir deste mês, um balanço do trânsito com dados relativos sobre acidentalidade e infrações. O objetivo é dar transparência aos serviços prestados à população. 

No mês de janeiro, foram registrados os seguintes números pela EPTC:
Acidentes: 1.560 (- 9,20% em relação a janeiro de 2010)
Vítimas fatais: 7 (- 53,33%)
Feridos: 634: (- 5,51%)
Atropelamentos: 78 (- 25,71%)

Infrações em janeiro :
Pardais: 9.910
Radares: 4.542
Lombadas: 831
* Equipamentos eletrônicos (Total): 15.283
* Agentes: 10.072

Valor recebido pela EPTC no mês de janeiro: R$ 1.922.909,08, já descontados R$ 511.732,20 do DETRAN, de acordo com custo operacional do sistema.

NOTÍCIAS DA EPTC

PARADA SEGURA é implantada no Gasômetro

Foto: Guilherme Santos
Instalação da Parada Segura
O primeiro modelo de Parada Segura foi instalado na tarde de sexta-feira, 11, no Gasômetro. O novo abrigo de ônibus oferece mais conforto e comodidade aos usuários, pois conta com banco, lixeira, iluminação protegida com grades e cobertura de aço pré-pintado, que oferecem uma maior durabilidade.

A Parada Segura, que atende a requisitos técnicos de segurança da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), será implantada em outros pontos da Capital. “Recebemos alguns pedidos da população  para instalar bancos em alguns abrigos. Estamos mobilizados nesse projeto de qualificar a infraestrutura e o transporte público da cidade”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

NOTÍCIAS DA EPTC

EPTC: atendimento ao cidadão opera em novo endereço

Foto: Bruno Solaro/Divulgação
Serviço: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia
Serviço: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia
As coordenações de Atendimento ao Cidadão e Cadastro de Operadores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já funcionam em novo endereço, na avenida Erico Veríssimo, 100, prédio H. Recursos de autuações, abertura de processos administrativos, atendimento aos condutores de transporte público e usuários são alguns dos serviços prestados. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h, não fechando ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas no fone 118 ou pelo site http://www.eptc.com.br/.

NOTÍCIAS DETRAN RS

OPERAÇÃO BALADA SEGURA FLAGRA 230 MOTORISTAS IRREGULARES


Com efetivo reforçado no Litoral, em função do Planeta Atlântida, a Operação Balada Segura autuou 230 motoristas no segundo final de semana de funcionamento. Em 60 blitze realizadas em diversos pontos da Capital e Litoral, 2,6 mil veículos foram abordados e 48 recolhidos. As equipes de fiscalização apreenderam 34 documentos (18 CRLVs e 16 CNHs), flagraram 14 motoristas dirigindo alcoolizados e realizaram seis prisões.

Iniciada no dia 04 de fevereiro, a Balada Segura é uma operação conjunta do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC, integrada ao Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito. São blitze de fiscalização e educação realizadas nas madrugadas dos finais de semana na Capital e Litoral. Desde o lançamento, a operação já fiscalizou mais de cinco mil veículos, autuou 440 motoristas, apreendeu 92 veículos e flagrou 38 motoristas alcoolizados.
 A ação está inserida na Operação Verão 2011, do Governo do Estado, que tem a coordenação da Secretaria de Turismo.

PROVA SIMULADA GERAL - MODELO I

Estamos disponibilizando mais uma PROVA SIMULADA - Modelo DETRAN RS:

01) Se o candidato à habilitação for reprovado no exame de direção veicular, ele só poderá realizar novo exame após
A) 14 (quatorze) dias da divulgação do resultado.
B) 15 (quinze) dias da divulgação do resultado.
C) 8 (oito) dias da divulgação do resultado.
D) 6 (seis) dias da divulgação do resultado.
E) 3 (três) dias da divulgação do resultado.
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02) Para a condução de motocicletas e motonetas é necessária a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria:
A) "E"
B) "B"
C) "D"
D) "A"
E) "C"
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03) Você acaba de comprar um veículo de um amigo. Nesse caso, quanto tempo terá para transferir esse veículo para o seu nome para não sofrer uma penalidade?
A) 30 (trinta) dias, a contar da data da compra.
B) 15 (quinze) dias, a contar da data de quitação da primeira parcela.
C) 20 (vinte) dias, a contar da data de quitação da primeira parcela.
D) 30 (trinta) dias, a contar da data de quitação da primeira parcela.
E) 20 (vinte) dias, a contar da data da compra.
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04) A placa abaixo indica que
A) é permitida a circulação apenas de ônibus na área ou via sinalizada.
B) é permitida a circulação apenas de ônibus ou caminhões na área ou via sinalizada.
C) é proibida a entrada ou passagem de veículos de carga na área ou via sinalizada.
D) é permitida a circulação apenas de caminhões na área ou via sinalizada.
E) os ônibus e caminhões devem manter-se à direita.
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05) O infrator que tiver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada, poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à habilitação, decorridos
A) quinze dias da cassação.
B) seis meses da cassação.
C) um ano da cassação.
D) dez meses da cassação.
E) dois anos da cassação.
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06) Solicitar sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é um direito
A) dos advogados, unicamente.
B) de todo cidadão ou entidade civil.
C) exclusivo de condutores habilitados.
D) dos engenheiros de trânsito, unicamente.
E) exclusivo de motoristas profissionais.
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07) É proibido a todo condutor de veículo automotor:
A) parar para dar passagem a veículo precedido de batedores.
B) parar antes de entrar em via preferencial.
C) dirigir sem estar devidamente habilitado ou autorizado na forma da lei.
D) dar passagem, pela esquerda, quando solicitado.
E) ouvir rádio enquanto dirige.
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08) Numa via sinalizada, estando proibido o estacionamento e permitida a parada de veículos, o tempo de parada deve ser:
A) apenas o necessário para fazer uma pequena manobra.
B) o necessário para o embarque ou desembarque de passageiros, desde que não prejudique os fluxos de veículos e pedestres.
C) o necessário para atender a uma necessidade urgente do condutor.
D) relativo ao número de veículos que estiverem circulando na via.
E) restrito às situações de emergência.
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09) A cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um procedimento que:
A) o agente da autoridade de trânsito pode tomar, desde que comunique com antecedência à autoridade policial local.
B) depende de decisão pessoal da autoridade de trânsito.
C) o agente da autoridade de trânsito pode tomar quando julgar que o condutor do veículo cometeu uma infração gravíssima.
D) só pode ser tomado pelo agente da autoridade de trânsito, quando o condutor se envolver em acidente com vítimas.
E) deve ser realizado apenas pela autoridade de trânsito, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
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10) Estacionar sobre o passeio é:
A) permitido apenas se o veículo estiver somente com duas rodas sobre o passeio.
B) permitido nas proximidades de bares e restaurantes no período noturno.
C) permitido apenas para as motocicletas.
D) permitido apenas para embarque e desembarque de passageiros.
E) uma infração de trânsito e um desrespeito aos direitos dos pedestres.
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11) Ao estacionar o veículo sobre as pistas de rolamento das estradas, o condutor será punido com:
A) apreensão do veículo e multa.
B) apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.
C) remoção do veículo e multa.
D) apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da Permissão para Dirigir.
E) retenção do veículo e multa, apenas.
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12) Com o objetivo de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida, o condutor de veículo automotor NÃO deve
A) fazer revisões periódicas do seu veículo para avaliar itens de segurança e de emissão de poluentes.
B) se preocupar com a emissão de gases, fumaça ou partículas de seu veículo.
C) utilizar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que sejam autorizados pelo CONTRAN.
D) atirar lixo pela janela.
E) manter o carro em bom estado de conservação.
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13) São elementos básicos que determinam se um condutor dirige defensivamente:
A) imprudência, imperícia, negligência, atenção e ação.
B) conhecimento, imperícia, ação, atenção e previsão.
C) imprudência, imperícia, negligência, ação e previsão.
D) conhecimento, habilidade, atenção, previsão e ação.
E) conhecimento, habilidade, imprudência, imperícia e negligência.
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14) Chove forte e o limpador de parabrisa do seu veículo não está sendo suficiente para manter a visibilidade. Nessa situação, você:
A) limpa o vidro com uma flanela.
B) continua o trajeto sem se preocupar com esse detalhe.
C) liga os faróis altos.
D) para o veículo em local seguro e aguarda.
E) passa as mãos no vidro para retirar a água.
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15) O trabalho de tele-entrega normalmente é feito por motociclistas. O serviço exige agilidade e rapidez. Qual seria a atitude correta desse profissional?
A) Priorizar a velocidade das entregas em detrimento de sua segurança.
B) Conduzir com cuidado, respeitando as normas de circulação, procurando realizar a entrega da melhor forma possível.
C) Respeitar apenas algumas regras de trânsito para não atrapalhar o serviço de entrega.
D) Fazer o maior número de entregas possíveis, batendo os recordes de velocidade.
E) Fazer as entregas o mais rápido possível independente dos outros fatores.
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16) Você está numa via de bastante fluxo quando, na rotatória à frente, surge um veículo lento fazendo seu contorno. Nesse caso, você deve:
A) diminuir a velocidade, permitindo que ele complete o trajeto normalmente.
B) acelerar para adentrar à rotatória antes que esse carro lhe atrapalhe.
C) parar bruscamente para não causar um acidente.
D) buzinar para avisá-lo que você tem prioridade na via.
E) estacionar seu veículo até que o outro complete a travessia.
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17) Ao atravessar a via sobre a faixa de pedestres, o indivíduo está:
A) apenas imitando os outros pedestres que também atravessam a via sobre a faixa.
B) desenvolvendo trânsito seguro e colaborando para reduzir o número de atropelamentos.
C) sendo egoísta em relação aos condutores de veículos, que são obrigados a parar enquanto ele atravessa.
D) apenas obedecendo a mais uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
E) atrapalhando o trânsito dos veículos.
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18) Um comportamento seguro no trânsito é:
A) parar o veículo antes de entrar em via preferencial somente em caso de necessidade.
B) dar preferência ao pedestre somente quando ele estiver sobre a faixa de segurança.
C) manter acesos os faróis baixos do veículo, à noite, quando em movimento.
D) parar na luz verde do semáforo, pois algum veículo pode atravessar.
E) manter acesas as luzes externas do veículo, à noite, quando estacionado.
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19) São atitudes seguras de um condutor de motocicleta e que cumprem o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), EXCETO:
A) não transportar criança menor de 7 anos de idade.
B) usar o farol aceso quando em circulação de dia ou de noite.
C) realizar ultrapassagens tanto pela esquerda quanto pela direita.
D) manter velocidade compatível com as condições e circunstâncias do momento, respeitando os limites fixados pela regulamentação da via.
E) não circular entre faixas de tráfego.
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20) Você dirige em uma via de pista dupla e percebe um ônibus que está parado na faixa da direita, aguardando alguns passageiros descerem. De repente, duas pessoas aparecem pela lateral dianteira do ônibus, atravessando a rua na sua frente, fora da faixa de segurança. O semáforo, a alguns metros, está verde. Nessa situação, você:
A) aciona o indicador de direção à esquerda e acelera para desviar rapidamente sem congestionar o fluxo.
B) freia o carro bruscamente e buzina para alertar os pedestres.
C) redobra a atenção e dá prioridade aos pedestres.
D) acelera para aproveitar o semáforo verde.
E) ignora os pedestres e segue em frente.
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21) A bota é o calçado mais indicado para o motociclista. Por quê?
A) Porque garante maior firmeza para o acionamento dos comandos e protege os pés, tornozelos e pernas.
B) Porque ajuda a proteger o tórax, em caso de queda da motocicleta.
C) Porque ajuda na visualização do condutor.
D) Porque protege os braços.
E) Porque é essencial à proteção dos olhos.
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22) Após uma noite em claro, o condutor deve
A) evitar dirigir no dia seguinte.
B) levar alguém que converse bastante para mantê-lo desperto.
C) ouvir uma música bem agitada no rádio de seu veículo.
D) tomar um café bem forte antes de dirigir.
E) dirigir parando a cada quinze minutos para despertar.
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23) Em um acidente de trânsito, o primeiro procedimento que deve ser adotado é:
A) sinalizar o local do acidente.
B) medir a temperatura da vítima.
C) contatar os parentes das vítimas.
D) fazer respiração artificial.
E) calcular o tempo dos batimentos cardíacos.
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24) Após um atropelamento, você encontra a vítima desmaiada e o condutor em estado de choque. O que fazer?
A) Verificar os sinais vitais dos acidentados e estancar qualquer sangramento das vítimas com força.
B) Acalmar o condutor para que ele possa socorrer a vítima.
C) Sinalizar o local do acidente, acalmar o condutor e iniciar você mesmo os procedimentos de primeiros socorros, imediatamente.
D) Colocar a vítima em seu veículo e levá-la ao hospital.
E) Sinalizar e isolar o local do acidente, verificar os sinais vitais da vítima e chamar o resgate.
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25) Qual a atitude mais adequada ao socorrer um motociclista vítima de acidente?
A) chamar o resgate e, durante a espera, removê-lo para um local seguro.
B) deslocá-lo para um local mais seguro.
C) levá-lo imediatamente ao hospital mais próximo.
D) sinalizar o local e chamar o socorro.
E) apenas chamar o resgate.
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26) Trafegar com veículos de tamanhos e cargas superiores aos limites estabelecidos, sem autorização, produzindo fumaça em excesso e derramando óleo na via, são atitudes
A) inadequadas, porém necessárias à sobrevivência humana em tempos de crise.
B) de desrespeito aos direitos do cidadão e de agressão ao meio ambiente.
C) que devem ser toleradas pelos demais usuários do espaço público.
D) irresponsáveis, mas que não comprometem a segurança de quem trafega nas vias.
E) de cidadania que devem servir de modelo a todos.
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27) Qual a alternativa apresenta uma correta relação dos combustíveis na sequência do menos poluente ao mais poluente?
A) Gasolina, Diesel, Gás Natural Veícular (GNV).
B) Gasolina, Gás Natural Veícular (GNV), Diesel.
C) Diesel, Gás Natural Veícular (GNV), Gasolina.
D) Diesel, Gasolina, Gás Natural Veícular (GNV).
E) Gás Natural Veícular (GNV), Gasolina, Diesel.
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28) A melhor atitude que o homem pode ter em relação ao meio ambiente é a
A) contemplação.
B) observação.
C) destruição.
D) preservação.
E) admiração.
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29) Caso o filtro de ar do veículo esteja muito sujo, deve-se:
A) usar um aspirador, mesmo que doméstico.
B) lavá-lo com álcool.
C) limpá-lo com ar comprimido.
D) dar um jato de água e secá-lo.
E) trocá-lo.
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30) Ao verificar, pela quilometragem, que precisa trocar o óleo do motor do seu veículo, você:
A) providencia a troca do óleo, após vinte e quatro horas.
B) espera que o óleo fique mais escuro para fazer a troca.
C) faz a troca o mais rápido possível.
D) espera que baixe o nível do óleo para fazer a troca.
E) completa o nível e deixa para trocar o óleo em outra oportunidade.

O GABARITO estará disponível na Quinta-Feira. BOA PROVA!!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA II

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO MECÂNICA II

- SISTEMA ELÉTRICO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE TODOS OS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO COMO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, AS LUZES DE SINALIZAÇÃO, PARTIDA E FUNCIONAMENTO DO MOTOR E OUTROS ACESSÓRIOS.

- COMPONENTES:
BATERIA: RECEBE E ARMAZENA A ENERGIA PRODUZIDA PELO ALTERNADOR.
MOTOR DE PARTIDA: RESPONSÁVEL PELA IGNIÇÃO DO MOTOR.
ALTERNADOR: GERADOR DE CORRENTE ELÉTRICA.
DISTRIBUIDOR: ALIMENTA OS CILINDROS COM ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
VELAS: CONDUZEM A CORRENTE ELÉTRICA PARA DENTRO DOS CILINDROS.

- PROBLEMAS:
NÃO ACIONAMENTO DO MOTOR DE PARTIDA;
MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E DOS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO.

- MANUTENÇÃO:
SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DO ALTERNADOR;
SUBSTITUIÇÃO DE VELAS E FUSÍVEIS EM MAU ESTADO;
VERIFICAÇÃO DE LÂMPADAS QUEIMADAS;
SUBSTITUIÇÃO DE FIAÇÃO DESENCAPADA;
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DA BATERIA.


- SISTEMA DE TRANSMISSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FORÇA DO MOTOR PARA AS RODAS PERMITINDO A MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO.

- COMPONENTES:
EMBREAGEM: FACILITA O ACOPLAMENTO DAS ENGRENAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DA MUDANÇA DE MARCHAS.
CÂMBIO: ENGRENAGENS QUE POSSIBILITAM O APROVEITAMENTO DAS ROTAÇÕES E DA FORÇA DO MOTOR.
CARDÃ: TRANSMITE O MOVIMENTO DO CÂMBIO AO DIFERENCIAL.
DIFERENCIAL: RESPONSÁVEL PELA PASSAGEM DOS MOVIMENTOS AOS SEMI-EIXOS MOTRIZES.

- PROBLEMAS:
• DIFICULDADE EM EXECUTAR A TROCA DE MARCHAS;
• RUÍDOS ESTRANHOS AO PASSAR AS MARCHAS.


- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.


- SISTEMA DE DIREÇÃO
FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO VEÍCULO E OS MOVIMENTOS DAS RODAS.

- COMPONENTES:
VOLANTE: PERMITE O MOVIMENTO GIRATÓRIO QUE SERÁ LEVADO ATÉ A CAIXA DE DIREÇÃO;
VARÃO OU COLUNA DE DIREÇÃO: INTERLIGA O VOLANTE E A CAIXA DE DIREÇÃO PERMITINDO OS MOVIMENTOS GIRATÓRIOS;
CAIXA DE DIREÇÃO: RECEBE A ROTAÇÃO DE GIRO DA COLUNA E TRANSFORMA NUM MOVIMENTO RETILÍNEO DE UM LADO PARA O OUTRO;
BARRAS DE DIREÇÃO: PASSAM PARA AS RODAS A FORÇA DOS MOVIMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO;
TERMINAIS: AUXILIAM O MOVIMENTO DAS BARRAS DE DIREÇÃO.

- PROBLEMAS:
FOLGAS E TREPIDAÇÃO DA DIREÇÃO;
• DESLOCAMENTO DO VEÍCULO PUXANDO PARA UM LADO;
DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);

- SISTEMA DE SUSPENSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ESTABILIDADE DO VEÍCULO, AMORTECENDO OS MOVIMENTOS BRUSCOS CAUSADOS POR BURACOS, ONDULAÇÕES E LOMBADAS NOS TERRENOS.

- COMPONENTES:
MOLAS: SUSTENTAM E ABSORVEM OS MOVIMENTOS DA CARROCERIA;
AMORTECEDOR: ABSORVEM OS MOVIMENTOS DAS MOLAS.

- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• BALANÇO EXAGERADO DO VEÍCULO;
• VEÍCULO NÃO TRAFEGA EM LINHA RETA;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);

- SISTEMA DE FREIOS

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU SUA TOTAL PARADA.

É ACIONADO POR MEIO DE FORÇA HIDRÁULICA, ATRAVÉS DO IMPULSO DO LÍQUIDO DE FREIO ATÉ A FORÇA CHEGAR ÀS PASTILHAS E AS LONAS OU ACIONADO MECANICAMENTE ATRAVÉS DE CABOS EXPANDINDO AS LONAS JUNTO AO TAMBOR NA UTILIZAÇÃO DO FREIO ESTACIONÁRIO.

- COMPONENTES:

FREIO A DISCO:
LOCALIZADO NAS RODAS DIANTEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO DE FREIO.

  
FREIO A TAMBOR:
LOCALIZADO NAS RODAS TRASEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA EXPANSÃO DAS LONAS JUNTO AO TAMBOR DE FREIO. QUANDO ESTACIONADO O VEÍCULO, É ACIONADO POR MEIO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO, TAMBÉM CONHECIDO POR FREIO ESTACIONÁRIO.


FLUÍDO DE FREIO:
É O RESPONSÁVEL PELA AÇÃO HIDRAULICA QUE MOVE OS FREIOS ATRAVÉS DO ACIONAMENTO DOS PEDAIS.




- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• DIFICULDADE EM REDUZIR A VELOCIDADE OU PARAR O VEÍCULO;
• SAÍDA DE LADO AO UTILIZAR OS FREIOS.

- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.

- SANGRIA:
TODA VEZ QUE FOR SUBSTITUÍDO O LÍQUIDO DE FREIO, DEVE-SE EFETUAR A SANGRIA DO SISTEMA, OU SEJA, ELIMINAR O EXCESSO DE AR QUE PODERÁ SE ACUMULAR NOS DUTOS, PREJUDICANDO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.



- PNEUS

RESPONSÁVEIS PELA ADERÊNCIA DO VEÍCULO AO PAVIMENTO E EM SITUAÇÕES DE CHUVA, REMOVER A ÁGUA DA PISTA AUMENTANDO O CONTATO DOS PNEUS COM O SOLO.

PORTANTO OS PNEUS DEVEM SER CONSIDERADOS ITENS DE SEGURANÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO.


- MANUTENÇÃO:
- CALIBRAGEM REGULARMENTE;
- PRESSÃO CORRETA;
- BALANCEAMENTO DAS RODAS;
- RODÍZIO DOS PNEUS;
- VERIFICAÇÃO DO ESTEPE;
- OBSERVAÇÃO DOS MARCADORES DE PROFUNDIDADE.


- MARCADORES DE PROFUNDIDADE (TWI)

OS SULCOS NÃO DEVEM APRESENTAR UMA PROFUNDIDADE INFERIOR A MEDIDA DE 1,6mm PARA PNEUS DE VEÍCULOS E 1mm PARA PNEUS DAS MOTOS. ABAIXO DESTAS MEDIDAS OS PNEUS FICAM IMPOSSIBILITADOS DE REMOVER ÁGUA DA PISTA.



- BALANCEAMENTO:
CONSISTE EM EQUILIBRAR (COMPENSAR) O EXCESSO OU MÁ DISTRIBUIÇÃO DE MASSAS NO CONJUNTO PNEU/ARO. O CONTRA PESO (CHUMBO) É UTILIZADO PARA COMPENSAR A ÁREA DA RODA QUE APRESENTA DESIGUALDADE DE PESO FAVORECENDO O EQUILIBRIO NO CONJUNTO.



- ESTRUTURA DO VEÍCULO -

- CARROCERIA
RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DOS OCUPANTES E ONDE SÃO ACOPLADOS TODOS OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO.





- PAINEL DE CONTROLE:
RESPONSÁVEL PELA LEITURA DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DO VEÍCULO ATRAVÉS DE DIVERSOS APARELHOS.




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA I

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO V

- FINALIDADE: CONHECER O VEÍCULO.
1. IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS E PARTICULARIDADES;
2. FORMAS DE MANUTENÇÃO;
3. LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS COMANDOS;
4. IDENTIFICAR PROBLEMAS QUE POSSAM CAUSAR O USO DO VEÍCULO EM MÁS CONDIÇÕES;
5. FORNECER DICAS DE CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO.


- OS SISTEMAS DO VEÍCULO:
1. MOTOR;
2. SISTEMA ELÉTRICO;
3. SISTEMA TRANSMISSÃO;
4. SISTEMA DIREÇÃO;
5. SISTEMA SUSPENSÃO;
6. SISTEMA FREIOS;
7. CARROCERIA.

  
- SISTEMA MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA A PROPULSÃO DO VEÍCULO, ATRAVÉS DA EXPLOSÃO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL (COMBUSTÃO INTERNA).
  
 - COMPONENTES:
BLOCO: RECEBE AS PEÇAS E COMPONENTES DO MOTOR;
CILINDROS: ONDE OCORRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA;
VÁLVULAS: RESPONSÁVEIS PELA ADMISSÃO DA MISTURA E EXAUSTÃO DOS GASES DECORRENTES DA QUEIMA;
VIRABREQUIM: EIXO QUE MOVIMENTA OS PISTÕES PARA CIMA E PARA BAIXO (ALTERNANDO OS CICLOS);
COMANDO DE VÁLVULAS: EIXO QUE MOVIMENTA AS VÁLVULAS, COMANDANDO A ABERTURA E FECHAMENTO, FAZENDO A ADMISSÃO E A EXAUSTÃO.
PISTÃO: BRAÇOS QUE TRABALHAM DENTRO DOS CILINDROS, RESPONSÁVEIS PELA COMPRESSÃO DA MISTURA E MOVIMENTAÇÃO DO VIRABREQUIM;
CÁRTER: RESERVATÓRIO ONDE FICA DEPOSITADO O ÓLEO LUBRIFICANTE;
JUNTAS: OBJETOS QUE PERMITEM A VEDAÇÃO QUANDO DA MONTAGEM DO BLOCO E SUAS DIFERENTES PEÇAS;
ANÉIS: AUXILIAM NA VEDAÇÃO DO PISTÃO E A PAREDE DO CILINDRO, IMPEDINDO A PASSAGEM DE ÓLEO PARA O INTERIOR DO CILINDRO E PERDA DA MISTURA;
CARBURADOR OU INJEÇÃO ELETRÔNICA: RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DA MISTURA.

- FUNCIONAMENTO:
• O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ENERGIA É ATINGINDO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE 4 CICLOS:
1. ENTRADA (ADMISSÃO) DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL;
2. COMPRESSÃO DA MISTURA;
3. EXPLOSÃO DA MISTURA;
4. EXAUSTÃO DOS RESÍDUOS (GASES TÓXICOS).

- PROBLEMAS:
1. AUMENTO NO CONSUMO;
2. PERDA DE POTÊNCIA;
3. FUNCIONAMENTO IRREGULAR;
4. DESGASTE PREMATURO;
5. AUMENTO NA EMISSÃO DE POLUENTES.

- MANUTENÇÃO:
1. USO DE COMBUSTÍVEL DE BOA QUALIDADE;
2. VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E ESTADO DO ÓLEO LUBRIFICANTE;
3. SUBSTITUIÇÃO DE FILTROS;
4. SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DENTADA;
5. SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
6. LIMPEZA DO CARBURADOR OU BICOS INJETORES;
7. CONSERTO DE VAZAMENTOS;
8. REVISÃO PERIÓDICA OU PROGRAMADA.


- ARREFECIMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR DO VEÍCULO QUE ATINGE ALTAS TEMPERATURAS QUANDO ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.

- COMPONENTES:
 • BOMBA D’ÁGUA: ENVIA A ÁGUA PARA O MOTOR PARA REFRIGERÁ-LO;
MANGUEIRAS: CONDUZEM A ÁGUA DO RESERVATÓRIO PARA O MOTOR;
VÁLVULA TERMOSTÁTICA: CONTROLA A TEMPERATURA DO MOTOR;
RADIADOR: ARMAZENA A ÁGUA SUPERAQUECIDA;
VENTUINHA: REFRIGERA A ÁGUA ARMAZENADA NO RADIADOR.

- FUNCIONAMENTO:
• A ÁGUA QUE CIRCULA NO INTERIOR DO MOTOR POR MEIO DE CANAIS, IMPULSIONADA PELA BOMBA DE ÁGUA, TEM A FUNÇÃO DE MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR EM BAIXA. QUANDO A TEMPERATURA EXCEDE OS 90º, O TERMOSTATO EMITE A ORDEM PARA ABERTURA DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA, LIBERANDO A ÁGUA PARA SER RESFRIADA ATRAVÉS DO RADIADOR E DO SEU SISTEMA DE VENTILAÇÃO (VENTUINHA), RETORNANDO COM TEMPURATURAS MAIS BAIXAS, REFRIGERANDO O MOTOR, EVITANDO O SUPERAQUECIMENTO.

- PROBLEMAS:
SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR CAUSA DANOS NOS CILINDROS, JUNTAS, CABEÇOTES, PISTÕES, VÁLVULAS ENTRE OUTRAS PEÇAS DO MOTOR.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO.

- ESCAPAMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DOS GASES PROVINIENTES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL, PELA FILTRAGEM DOS GASES E ABAFAMENTO DO RUÍDO GERADO PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

- COMPONENTES:
COLETOR: LIGADO AO CABEÇOTE DO MOTOR, COLETA OS GASES EMITIDOS PELOS CILINDROS.
CATALISADOR: FILTRO QUE RECOMBINA OS GASES.
ABAFADOR: REDUZ OS EFEITOS DAS EXPLOSÕES NO INTERIOR DO MOTOR.
SILENCIOSO (SURDINA): ABSORVE OS RUÍDOS.
TUBULAÇÃO: POR ONDE PASSAM OS GASES.

- FUNCIONAMENTO:
• APÓS A QUEIMA OS GASES SÃO ELIMINADOS DO INTERIOR DO MOTOR ATRAVÉS DO COLETOR, SÃO FILTRADOS PELO CATALISADOR E OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO SÃO REDUZIDOS PELO ABAFADOR E A SURDINA (SILENCIOSO).

- PROBLEMAS:
• MAIOR EMISSÃO DE RUÍDOS;
• MAIOR EMISSÃO DE POLUENTES;
• MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DAS BUCHAS QUE SUSTENTAM O ESCAPAMENTO;
• VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FUROS NO SISTEMA DEVIDO AO DESGASTE;
SUBSTITUIÇÃO DO CATALISADOR, SILENCIOSO (SURDINA) , ABAFADOR E TUBOS QUANDO DANIFICADOS.

"NOVO UNO. UMA GRANDE IDÉIA. ADQUIRA JÁ O SEU!!!"