quinta-feira, 31 de março de 2011

PROVA SIMULADA - MECÂNICA BÁSICA

PROVA SIMULADA ELETRÔNICA - MODELO DETRAN RS

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1. O estado de conservação dos pneus é importante para: 
Aevitar o fenômeno de aquaplanagem, garantindo aderência do veículo ao solo
Bo conforto dos passageiros
Cevitar excesso de gasto com combustível
Da correta marcação de quilometragem no odometro
Ea conservação das pistas de rolamento

2. Quando o painel do seu veículo acusar problema no sistema de arrefecimento, o procedimento correto é: 
Acontinuar a viagem
Bdesligar o manômetro
Cacender o pisca-alerta
Dparar o veículo e verificar o nível de água no reservatório
Eparar o veículo e verificar o nível de óleo no cárter

3. O filtro de ar, estando sujo, poderá provocar a desregulagem da mistura de ar e combustível. Entre outras consequencias, podemos ter: 
Aaumento do consumo de combustível
Bestouro de pneu
Cfalha na válvula termostática
Dmenor produção de gases tóxicos
Eressecamento das mangueiras do radiador

4. Mesmo sabendo ser uma infração, muitas pessoas cortam as molas do veículo para deixá-lo mais baixo. Esse procedimento prejudica diretamente: 
Aa estabilidade do veículo
Ba capacidade de refrigeração do veículo
Co desempenho das lonas
Da vida útil do disco de fricção
Eas peças móveis do motor

5. Não é correto  afirmar: 
Ao distribuidor faz parte do sistema elétrico
Ba válvula de admissão permite a entrada da mistura ar/combustível nos    cilindros
Co carburador foi substituído pela injeção eletrônica
Do velocímetro indica a velocidade desenvolvida pelo veículo
Eo silenciador tem a função de diminuir os gases produzidos na explosão da mistura ar/combustível

6. O desgaste maior nas laterais da banda de rodagem do pneu significa: 
Abom rendimento das lonas
Bcalibragem abaixo do recomendado
Cproblemas na carcaça das lonas
Dcalibragem acima do recomendado
Epastilhas de boa qualidade

7. Permite a comunicação do condutor com os outros usuários das vias, indicando sua intenção de direção, freadas, marcha à ré. Trata-se do sistema de: 
Adireção
Btransmissão
Clubrificação
Drefrigeração
Esinalização

8. O alternador gera eletricidade quando o motor do veículo está ligado e tem por finalidade: 
Aresfriar
Bmisturar o ar e o combustível na proporção recomendada
Cpossibilitar o funcionamento de equipamentos elétricos e repor a carga da bateria
Dreduzir o ruído causado pela explosão do motor
Etransmitir a rotação para as rodas

9. Em relação aos pneus do veículo, deve-se: 
Afazer rodízio somente quando trocá-los
Bandar somente no asfalto
Ccalibrá-los de acordo com as orientações do fabricante
Dlavá-los periodicamente para evitar derrapagem
Ecalibrá-los a cada 5000 km

10. A finalidade do óleo lubrificante do motor é:
Aaumentar o atrito entre as peças
Baquecer mais o motor
Creduzir o atrito entre as peças
Drefrigerar o motor
Emelhorar a sua potência
GABARITO: 1A 2D 3A 4A 5E 6B 7E 8C 9C 10C

RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA II

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO MECÂNICA II

- SISTEMA ELÉTRICO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE TODOS OS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO COMO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, AS LUZES DE SINALIZAÇÃO, PARTIDA E FUNCIONAMENTO DO MOTOR E OUTROS ACESSÓRIOS.

- COMPONENTES:
BATERIA: RECEBE E ARMAZENA A ENERGIA PRODUZIDA PELO ALTERNADOR.
MOTOR DE PARTIDA: RESPONSÁVEL PELA IGNIÇÃO DO MOTOR.
ALTERNADOR: GERADOR DE CORRENTE ELÉTRICA.
DISTRIBUIDOR: ALIMENTA OS CILINDROS COM ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
VELAS: CONDUZEM A CORRENTE ELÉTRICA PARA DENTRO DOS CILINDROS.

- PROBLEMAS:
NÃO ACIONAMENTO DO MOTOR DE PARTIDA;
MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E DOS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO.

- MANUTENÇÃO:
SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DO ALTERNADOR;
SUBSTITUIÇÃO DE VELAS E FUSÍVEIS EM MAU ESTADO;
VERIFICAÇÃO DE LÂMPADAS QUEIMADAS;
SUBSTITUIÇÃO DE FIAÇÃO DESENCAPADA;
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DA BATERIA.


- SISTEMA DE TRANSMISSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FORÇA DO MOTOR PARA AS RODAS PERMITINDO A MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO.

- COMPONENTES:
EMBREAGEM: FACILITA O ACOPLAMENTO DAS ENGRENAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DA MUDANÇA DE MARCHAS.
CÂMBIO: ENGRENAGENS QUE POSSIBILITAM O APROVEITAMENTO DAS ROTAÇÕES E DA FORÇA DO MOTOR.
CARDÃ: TRANSMITE O MOVIMENTO DO CÂMBIO AO DIFERENCIAL.
DIFERENCIAL: RESPONSÁVEL PELA PASSAGEM DOS MOVIMENTOS AOS SEMI-EIXOS MOTRIZES.

- PROBLEMAS:
• DIFICULDADE EM EXECUTAR A TROCA DE MARCHAS;
• RUÍDOS ESTRANHOS AO PASSAR AS MARCHAS.


- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.


- SISTEMA DE DIREÇÃO
FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO VEÍCULO E OS MOVIMENTOS DAS RODAS.

- COMPONENTES:
VOLANTE: PERMITE O MOVIMENTO GIRATÓRIO QUE SERÁ LEVADO ATÉ A CAIXA DE DIREÇÃO;
VARÃO OU COLUNA DE DIREÇÃO: INTERLIGA O VOLANTE E A CAIXA DE DIREÇÃO PERMITINDO OS MOVIMENTOS GIRATÓRIOS;
CAIXA DE DIREÇÃO: RECEBE A ROTAÇÃO DE GIRO DA COLUNA E TRANSFORMA NUM MOVIMENTO RETILÍNEO DE UM LADO PARA O OUTRO;
BARRAS DE DIREÇÃO: PASSAM PARA AS RODAS A FORÇA DOS MOVIMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO;
TERMINAIS: AUXILIAM O MOVIMENTO DAS BARRAS DE DIREÇÃO.

- PROBLEMAS:
FOLGAS E TREPIDAÇÃO DA DIREÇÃO;
• DESLOCAMENTO DO VEÍCULO PUXANDO PARA UM LADO;
DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);

- SISTEMA DE SUSPENSÃO

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ESTABILIDADE DO VEÍCULO, AMORTECENDO OS MOVIMENTOS BRUSCOS CAUSADOS POR BURACOS, ONDULAÇÕES E LOMBADAS NOS TERRENOS.

- COMPONENTES:
MOLAS: SUSTENTAM E ABSORVEM OS MOVIMENTOS DA CARROCERIA;
AMORTECEDOR: ABSORVEM OS MOVIMENTOS DAS MOLAS.

- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• BALANÇO EXAGERADO DO VEÍCULO;
• VEÍCULO NÃO TRAFEGA EM LINHA RETA;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.

- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);

- SISTEMA DE FREIOS

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU SUA TOTAL PARADA.

É ACIONADO POR MEIO DE FORÇA HIDRÁULICA, ATRAVÉS DO IMPULSO DO LÍQUIDO DE FREIO ATÉ A FORÇA CHEGAR ÀS PASTILHAS E AS LONAS OU ACIONADO MECANICAMENTE ATRAVÉS DE CABOS EXPANDINDO AS LONAS JUNTO AO TAMBOR NA UTILIZAÇÃO DO FREIO ESTACIONÁRIO.

- COMPONENTES:

FREIO A DISCO:
LOCALIZADO NAS RODAS DIANTEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO DE FREIO.

  
FREIO A TAMBOR:
LOCALIZADO NAS RODAS TRASEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA EXPANSÃO DAS LONAS JUNTO AO TAMBOR DE FREIO. QUANDO ESTACIONADO O VEÍCULO, É ACIONADO POR MEIO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO, TAMBÉM CONHECIDO POR FREIO ESTACIONÁRIO.


FLUÍDO DE FREIO:
É O RESPONSÁVEL PELA AÇÃO HIDRAULICA QUE MOVE OS FREIOS ATRAVÉS DO ACIONAMENTO DOS PEDAIS.




- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• DIFICULDADE EM REDUZIR A VELOCIDADE OU PARAR O VEÍCULO;
• SAÍDA DE LADO AO UTILIZAR OS FREIOS.

- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.

- SANGRIA:
TODA VEZ QUE FOR SUBSTITUÍDO O LÍQUIDO DE FREIO, DEVE-SE EFETUAR A SANGRIA DO SISTEMA, OU SEJA, ELIMINAR O EXCESSO DE AR QUE PODERÁ SE ACUMULAR NOS DUTOS, PREJUDICANDO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.



- PNEUS

RESPONSÁVEIS PELA ADERÊNCIA DO VEÍCULO AO PAVIMENTO E EM SITUAÇÕES DE CHUVA, REMOVER A ÁGUA DA PISTA AUMENTANDO O CONTATO DOS PNEUS COM O SOLO.

PORTANTO OS PNEUS DEVEM SER CONSIDERADOS ITENS DE SEGURANÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO.


- MANUTENÇÃO:
- CALIBRAGEM REGULARMENTE;
- PRESSÃO CORRETA;
- BALANCEAMENTO DAS RODAS;
- RODÍZIO DOS PNEUS;
- VERIFICAÇÃO DO ESTEPE;
- OBSERVAÇÃO DOS MARCADORES DE PROFUNDIDADE.


- MARCADORES DE PROFUNDIDADE (TWI)

OS SULCOS NÃO DEVEM APRESENTAR UMA PROFUNDIDADE INFERIOR A MEDIDA DE 1,6mm PARA PNEUS DE VEÍCULOS E 1mm PARA PNEUS DAS MOTOS. ABAIXO DESTAS MEDIDAS OS PNEUS FICAM IMPOSSIBILITADOS DE REMOVER ÁGUA DA PISTA.



- BALANCEAMENTO:
CONSISTE EM EQUILIBRAR (COMPENSAR) O EXCESSO OU MÁ DISTRIBUIÇÃO DE MASSAS NO CONJUNTO PNEU/ARO. O CONTRA PESO (CHUMBO) É UTILIZADO PARA COMPENSAR A ÁREA DA RODA QUE APRESENTA DESIGUALDADE DE PESO FAVORECENDO O EQUILIBRIO NO CONJUNTO.



- ESTRUTURA DO VEÍCULO -

- CARROCERIA
RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DOS OCUPANTES E ONDE SÃO ACOPLADOS TODOS OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO.





- PAINEL DE CONTROLE:
RESPONSÁVEL PELA LEITURA DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DO VEÍCULO ATRAVÉS DE DIVERSOS APARELHOS.




RESUMO MÓDULO V - MECÂNICA BÁSICA I

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO V

- FINALIDADE: CONHECER O VEÍCULO.
1. IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS E PARTICULARIDADES;
2. FORMAS DE MANUTENÇÃO;
3. LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS COMANDOS;
4. IDENTIFICAR PROBLEMAS QUE POSSAM CAUSAR O USO DO VEÍCULO EM MÁS CONDIÇÕES;
5. FORNECER DICAS DE CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO.


- OS SISTEMAS DO VEÍCULO:
1. MOTOR;
2. SISTEMA ELÉTRICO;
3. SISTEMA TRANSMISSÃO;
4. SISTEMA DIREÇÃO;
5. SISTEMA SUSPENSÃO;
6. SISTEMA FREIOS;
7. CARROCERIA.

  
- SISTEMA MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA A PROPULSÃO DO VEÍCULO, ATRAVÉS DA EXPLOSÃO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL (COMBUSTÃO INTERNA).
  
 - COMPONENTES:
BLOCO: RECEBE AS PEÇAS E COMPONENTES DO MOTOR;
CILINDROS: ONDE OCORRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA;
VÁLVULAS: RESPONSÁVEIS PELA ADMISSÃO DA MISTURA E EXAUSTÃO DOS GASES DECORRENTES DA QUEIMA;
VIRABREQUIM: EIXO QUE MOVIMENTA OS PISTÕES PARA CIMA E PARA BAIXO (ALTERNANDO OS CICLOS);
COMANDO DE VÁLVULAS: EIXO QUE MOVIMENTA AS VÁLVULAS, COMANDANDO A ABERTURA E FECHAMENTO, FAZENDO A ADMISSÃO E A EXAUSTÃO.
PISTÃO: BRAÇOS QUE TRABALHAM DENTRO DOS CILINDROS, RESPONSÁVEIS PELA COMPRESSÃO DA MISTURA E MOVIMENTAÇÃO DO VIRABREQUIM;
CÁRTER: RESERVATÓRIO ONDE FICA DEPOSITADO O ÓLEO LUBRIFICANTE;
JUNTAS: OBJETOS QUE PERMITEM A VEDAÇÃO QUANDO DA MONTAGEM DO BLOCO E SUAS DIFERENTES PEÇAS;
ANÉIS: AUXILIAM NA VEDAÇÃO DO PISTÃO E A PAREDE DO CILINDRO, IMPEDINDO A PASSAGEM DE ÓLEO PARA O INTERIOR DO CILINDRO E PERDA DA MISTURA;
CARBURADOR OU INJEÇÃO ELETRÔNICA: RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DA MISTURA.

- FUNCIONAMENTO:
• O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ENERGIA É ATINGINDO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE 4 CICLOS:
1. ENTRADA (ADMISSÃO) DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL;
2. COMPRESSÃO DA MISTURA;
3. EXPLOSÃO DA MISTURA;
4. EXAUSTÃO DOS RESÍDUOS (GASES TÓXICOS).

- PROBLEMAS:
1. AUMENTO NO CONSUMO;
2. PERDA DE POTÊNCIA;
3. FUNCIONAMENTO IRREGULAR;
4. DESGASTE PREMATURO;
5. AUMENTO NA EMISSÃO DE POLUENTES.

- MANUTENÇÃO:
1. USO DE COMBUSTÍVEL DE BOA QUALIDADE;
2. VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E ESTADO DO ÓLEO LUBRIFICANTE;
3. SUBSTITUIÇÃO DE FILTROS;
4. SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DENTADA;
5. SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
6. LIMPEZA DO CARBURADOR OU BICOS INJETORES;
7. CONSERTO DE VAZAMENTOS;
8. REVISÃO PERIÓDICA OU PROGRAMADA.


- ARREFECIMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR DO VEÍCULO QUE ATINGE ALTAS TEMPERATURAS QUANDO ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.

- COMPONENTES:
 • BOMBA D’ÁGUA: ENVIA A ÁGUA PARA O MOTOR PARA REFRIGERÁ-LO;
MANGUEIRAS: CONDUZEM A ÁGUA DO RESERVATÓRIO PARA O MOTOR;
VÁLVULA TERMOSTÁTICA: CONTROLA A TEMPERATURA DO MOTOR;
RADIADOR: ARMAZENA A ÁGUA SUPERAQUECIDA;
VENTUINHA: REFRIGERA A ÁGUA ARMAZENADA NO RADIADOR.

- FUNCIONAMENTO:
• A ÁGUA QUE CIRCULA NO INTERIOR DO MOTOR POR MEIO DE CANAIS, IMPULSIONADA PELA BOMBA DE ÁGUA, TEM A FUNÇÃO DE MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR EM BAIXA. QUANDO A TEMPERATURA EXCEDE OS 90º, O TERMOSTATO EMITE A ORDEM PARA ABERTURA DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA, LIBERANDO A ÁGUA PARA SER RESFRIADA ATRAVÉS DO RADIADOR E DO SEU SISTEMA DE VENTILAÇÃO (VENTUINHA), RETORNANDO COM TEMPURATURAS MAIS BAIXAS, REFRIGERANDO O MOTOR, EVITANDO O SUPERAQUECIMENTO.

- PROBLEMAS:
SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR CAUSA DANOS NOS CILINDROS, JUNTAS, CABEÇOTES, PISTÕES, VÁLVULAS ENTRE OUTRAS PEÇAS DO MOTOR.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO.

- ESCAPAMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DOS GASES PROVINIENTES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL, PELA FILTRAGEM DOS GASES E ABAFAMENTO DO RUÍDO GERADO PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

- COMPONENTES:
COLETOR: LIGADO AO CABEÇOTE DO MOTOR, COLETA OS GASES EMITIDOS PELOS CILINDROS.
CATALISADOR: FILTRO QUE RECOMBINA OS GASES.
ABAFADOR: REDUZ OS EFEITOS DAS EXPLOSÕES NO INTERIOR DO MOTOR.
SILENCIOSO (SURDINA): ABSORVE OS RUÍDOS.
TUBULAÇÃO: POR ONDE PASSAM OS GASES.

- FUNCIONAMENTO:
• APÓS A QUEIMA OS GASES SÃO ELIMINADOS DO INTERIOR DO MOTOR ATRAVÉS DO COLETOR, SÃO FILTRADOS PELO CATALISADOR E OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO SÃO REDUZIDOS PELO ABAFADOR E A SURDINA (SILENCIOSO).

- PROBLEMAS:
• MAIOR EMISSÃO DE RUÍDOS;
• MAIOR EMISSÃO DE POLUENTES;
• MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DAS BUCHAS QUE SUSTENTAM O ESCAPAMENTO;
• VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FUROS NO SISTEMA DEVIDO AO DESGASTE;
SUBSTITUIÇÃO DO CATALISADOR, SILENCIOSO (SURDINA) , ABAFADOR E TUBOS QUANDO DANIFICADOS.

"NOVO UNO. UMA GRANDE IDÉIA. ADQUIRA JÁ O SEU!!!"























segunda-feira, 28 de março de 2011

PROVA TEÓRICA SIMULADA - INFRAÇÕES, PENALIDADES, MED. ADMINISTRATIVAS E CRIMES DE TRÂNSITO

PROVA SIMULADA - MODELO DETRAN RS


1. Dirigir veículo com CNH vencida a mais de 30 dias, sujeita o condutor a: 
advertência oral do agente de trânsito
multa, recolhimento da CNH e retenção do veículo até apresentar um condutor habilitado
multa, apenas
recolhimento da CNH, apenas
nenhuma penalidade se o infrator assinar um termo de responsabilidade


2. O condutor envolvido em acidente com vítima, ao deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, está cometendo infração: 
leve
gravíssima
grave
não punível
média



3. É infração grave estacionar o veículo: 
nos acostamento, salvo motivo de força maior
no passeio ou sobre a faixa de pedestre, sobre ciclovias ou ciclofaixas, ilhas, refúgios, canteiros centrais, marcas de canalização
onde houver guia de calçada rebaixada à entrada ou saída de veículos
impedindo a movimentação de outro veículo
onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de parada de ônibus



4. O recolhimento do CRLV anual, mediante recibo, ocorre quando: 
houver indicação de que o prazo de validade está por vencer
o agente verificar que o condutor não teve o cuidade de conservar o documento em perfeito estado
o agente notar que o documento está amassado
o condutor não promover a baixa do veículo irrecuperável
o infrator estiver conduzindo qualquer veículo, estando suspenso o seu direito de dirigir



5. Para condutores ou passageiros de motocicletas sem capacete de segurança, a penalidade será:
multa e apreensão do veículo até satisfazer a exigência
multa e apreensão do veículo e da CNH
advertência oral
multa, apenas
multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH



6. O condutor que, envolvido em um acidente de trânsito, deixar de prestar socorro à vítima, será punido com:
apreensão do veículo
retenção do veículo
recolhimento da CNH, apenas
multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH
multa e retenção do veículo, apenas



7. Quando o condutor desobecer à placa que indica "parada obrigatória", será punido com: 
apreensão do veículo
apreensão da CNH, do veículo e multa
remoção do veículo e multa
multa
advertência e cassação da CNH



8. Quando o condutor desobedecer as ordens da autoridade ou agentes de trânsito, será punido com: 
multa e apreensão da CNH
advertência escrita pelo diretor do DETRAN
multa
multa e advertência pelo diretor do DETRAN
multa e cassação da CNH



9. Desobedecer ao sinal vermelho é uma infração gravíssima que será punida com: 
multa
multa e apreensão da CNH
multa e apreensão do veículo
multa e remoção do veículo
multa e cassação da habilitação



10. O condutor que parar na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres, estará cometendo uma infração: 
média e estará sujeito a multa, apenas
leve e estará sujeito a multa e remoção do veículo
grave e estará sujeito a multa, apenas
média e estará sujeito à retenção do veículo
gravíssima e estará sujeito a recolhimento da CNH

RESUMO MÓDULO II - INFRAÇÕES, PENALIDADES, MED. ADM. E CRIMES DE TRÂNSITO - PARTE I

*CONCEITO:

INFRAÇÃO – É A INOBSERVÂNCIA DE QUALQUER PRECEITO DO CTB, DAS RESOLUÇÕES DO CONTRAN E DA LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR DE TRÂNSITO.

*RESPONSABILIDADE PELAS INFRAÇÕES E IMPOSIÇÃO DE PENALIDADES

- PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO: RESPONSÁVEL PELAS CONDIÇÕES LEGAIS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO NA VIA (EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS) E A DOCUMENTAÇÃO/IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO E DO CONDUTOR.

- CONDUTOR: RESPONSÁVEL PELOS ATOS PRATICADOS NA DIREÇÃO DO VEÍCULO.

OBS.PROPRIETÁRIO E CONDUTOR PODERÃO SER RESPONSABILIZADOS SOLIDARIAMENTE NOS CASOS EM QUE OS DOCUMENTOS DO CONDUTOR NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO.



*AS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

- SÃO TIPIFICADAS EM: GRAVÍSSIMAS, GRAVES, MÉDIAS E LEVES. (art. 258 – CTB)



*SERÃO INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS:

  1. TODOS OS PROBLEMAS NOS DOCUMENTOS DO VEÍCULO E DO CONDUTOR.
      - COM EXCESSÃO:
a)      NÃO REGISTRAR VEÍCULO NO PRAZO MÁXIMO DE 30 DIAS; (art. 233 – CTB)
b)      NÃO PORTAR DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A CIRCULAÇÃO.

  1. TODOS OS PROBLEMAS NA IDENTIFICAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO VEÍCULO.
      - COM EXCESSÃO:
a)      PLACAS EM DESACORDO COM ESPECIFICAÇÕES E MODELO; (art. 221 – CTB)
b)      TRANSITAR COM VEÍCULO EM DESACORDO COM ESPECIFICAÇÕES, FALTA DE INSCRIÇÕES E SIMBOLOGIA NECESSÁRIOS A IDENTIFICAÇÃO, QUANDO EXIGIDOS. (art. 237 – CTB)

  1. O NÃO USO PELO CONDUTOR DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS.(art. 162 – INC. VI e art. 244 – INC. I – CTB)
- COM EXCESSÃO:
a)      NÃO USO DO CINTO DE SEGURANÇA. (art. 167 – CTB)

  1. O NÃO USO PELO(S) PASSAGEIRO(S) DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS. (art. 168 E 244 – INC II e V – CTB)
- COM EXCESSÃO:
a)      NÃO USO DO CINTO DE SEGURANÇA. (ART. 167 – CTB)

  1. DESOBEDECER A SINALIZAÇÃO OU ORDEM DE PARADA OBRIGATÓRIA. (art. 208, 210 E 212 – CTB)

  1. DEIXAR DE DAR PREFERÊNCIA À PEDESTRE(S) E VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS. (art. 214 – INC`s – CTB)

  1. DEIXAR DE DAR PRIORIDADE A VEÍCULOS ESPECIAIS E DE EMERGÊNCIA QUANDO. EM SERVIÇO. (art. 189 – CTB)

  1. TRANSITAR NA CONTRA MÃO EM VIAS DE MÃO ÚNICA (art. 186 – INC. II) E SOBRE CALÇADAS, PASSEIOS, PASSARELAS, CICLOVIAS, CICLOFAIXAS, ACOSTAMENTO, CANTEIROS CENTRAIS, MARCAS DE CANALIZAÇÃO E ETC... (art. 193 – CTB)

  1. REALIZAR RETORNO EM LOCAIS PROIBIDOS PELA SINALIZAÇÃO OU LOCAIS QUE TRAGAM RISCO A CIRCULAÇÃO E AOS USUÁRIOS. (art. 206 – INC`s)

  1. REALIZAR ULTRAPASSAGEM PELA CONTRAMÃO EM LOCAIS PROIBIDOS PELA SINALIZAÇÃO  [LINHA(S) CONTÍNUA(S)] OU EM CURVAS, ACLIVES/DECLIVES, FAIXAS DE PEDESTRES, PONTES, VIADUTOS, TÚNEIS, EM SINAIS LUMINOSOS (SEMÁFOROS). (art. 203 – INC´s)
- OBS. PARA TIPIFICAR EM INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA A ULTRAPASSAGEM, LEMBRE-SE QUE A EXPRESSÃO PELA CONTRAMÃO PRECISA ESTAR PRESENTE, COM EXCESSÃO:
a)      ULTRAPASSAR PELA DIREITA, COLETIVO OU ESCOLAR PARADO PARA EMBARQUE OU DESEMBARQUE; (art. 200 – CTB)
b)      FORÇAR PASSAGEM ENTRE VEÍCULOS QUE JÁ ESTEJAM ULTRAPASSANDO. (art. 191 – CTB)

  1. CONDUZIR SOB A INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL OU QUALQUER OUTRA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA QUE DETERMINE DEPENDÊNCIA. (art. 165 – CTB)
OBS. LIMITE TOLERÁVEL PARA NÃO CARACTERIZAR A INFRAÇÃO É DE 0,2g DE ÁLCOOL POR LITRO DE SANGUE (EXAME DE SANGUE) E 0,1mg DE ÁLCOOL POR LITRO DE AR ASPIRADO (TESTE DO ETILÔMETRO).
DE 0,3g/l ATÉ 0,5g/l DE ÁLCOOL CARACTERIZA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA. MEDIDAS SUPERIORES COMPROVADAS CARACTERIZAM O CRIME DE TRÂNSITO (ACIMA DE 0,6g/l)

  1. DISPUTAR CORRIDA POR ESPÍRITO DE EMOLUÇÃO. (art. 173 – CTB)
OBS. A DISPUTA DE RACHAS OU COMPETIÇÕES NÃO AUTORIZADAS NA VIA, CARACTERIZAM O CRIME DE TRÂNSITO.

  1. CONDUZIR COM FAROL DESLIGADO CICLOMOTOR, MOTONETA OU CICLOMOTOR, MESMO DURANTE O DIA. (art. 244 – INC. IV – CTB)



*SERÃO INFRAÇÕES GRAVES:

  1. CONDUTOR OU PASSAGEIRO(S) SEM USAR O CINTO DE SEGURANÇA. (art. 167 – CTB)

  1. NÃO REGISTRAR O VEÍCULO (APÓS EXPEDIÇÃO DA NOTA FISCAL) OU NÃO REALIZAR TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE (APÓS DATA DA VENDA) NO PRAZO DE 30 DIAS. (art. 233 – CTB)

  1. TRANSITAR NA CONTRAMÃO EM VIAS DE MÃO DUPLA (art. 186 – Inc. I) OU MARCHA-RÉ (art. 194 – CTB).

  1. REALIZAR CONVERSÕES LOCAL PROIBIDO PELA SINALIZAÇÃO OU EM DESACORDO COM AS NORMAS DE TRÂNSITO. (art. 204 e 207 – CTB)

  1. DEIXAR DE DAR PREFERÊNCIA EM CRUZAMENTO NÃO SINALIZADO, ROTATÓRIA, RODOVIA OU CRUZAMENTO SINALIZADO COM “DÊ A PREFERÊNCIA”.  (art. 215 – Inc’s)

  1. ULTRAPASSAR PELO ACOSTAMENTO, EM INTERSEÇÕES, PASSAGEM DE NÍVEL OU VEÍCULOS EM FILA.

  1. DEIXAR DE REDUZIR A VELOCIDADE DO VEÍCULO, DE FORMA COMPATÍVEL COM A SEGURANÇA DO TRÂNSITO. (art. 220 – Inc’s II ao XIII – CTB)
- COM EXCESSÃO:
a) AO APROXIMAR-SE DE PASSEATAS, AGLOMERAÇÕES, CORTEJOS, PRÉSTITOS E DESFILES (art. 220 – Inc. I – CTB)
b) AO APROXIMAR-SE DE ESCOLAS, HOSPITAIS, ESTAÇÕES DE EMBARQUE/DESEMBARQUE OU HAVENDO MOVIMENTO INTENSO DE PEDESTRES. (art. 220 Inc. XIV – CTB)

  1. DEIXAR DE GUARDAR DISTÂNCIA DE SEGURANÇA LATERAL E FRONTAL ENTRE SEU VEÍCULO E OS DEMAIS, BEM COMO EM RELAÇÃO AO BORDO DA PISTA. (art. 192 – CTB)

  1. SEGUIR VEÍCULO DE URGÊNCIA OU COM PRIORIDADE DE PASSAGEM. (art. 190 – CTB)

  1. VEÍCULO COM FAROL DESREGULADO OU COM LUZ ALTA PERTURBANDO DEMAIS USUÁRIOS. (art. 223 – CTB)

  1. NÃO ACIONAR LUZ INDICADORA DE MUDANÇA DE DIREÇÃO, COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA, ANTES DE REALIZAR MANOBRAS. (art. 196 – CTB)

  1. EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO AUSENTE OU INOPERANTE. (art. 230 – Inc´s)
- COM EXCESSÃO:
a) ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO COM DEFEITO OU LÂMPADA QUEIMADA. (art. 230 – Inc. XXII – CTB)

  1. TRANSPORTAR PESSOAS, ANIMAIS OU CARGA NAS PARTES EXTERNAS DO VEÍCULO. (art. 235 – CTB)



*SERÃO INFRAÇÕES MÉDIAS:

  1. CONDUZIR O VEÍCULO:
a)      COM BRAÇO PARA FORA;
b)      COM PESSOAS, ANIMAIS OU OBJETOS ENTRE BRAÇOS, PERNAS OU À SUA ESQUERDA;
c)      COM CALÇADO QUE NÃO SE FIRME NOS PÉS OU QUE COMPROMETA A UTILIZAÇÃO DOS PEDAIS;
d)      COM APENAS UMA DAS MÃOS;
e)      COM FONE(S) DE OUVIDO OU USANDO TELEFONE CELULAR. (art. 252 – Inc´s – CTB)

  1. FORA DA FAIXA DE TRÂNSITO OU VEÍCULO LENTO OU DE GRANDE PORTE FORA DA FAIXA DA DIREITA. (art. 185 – Inc´s – CTB)

  1. ARREMESSAR ÁGUA OU DETRITOS SOBRE PEDESTRES OU OUTROS VEÍCULOS. (art. 171 – CTB)

  1. NÃO DAR PASSAGEM PELA ESQUERDA, QUANDO SOLICITADO. (art. 198 – CTB)

  1. ULTRAPASSAR PELA DIREITA, SALVO SE O VEÍCULO DA FRENTE INDICAR CONVERSÃO PARA A ESQUERDA. (art. 199 – CTB)

  1. TRANSITAR COM VELOCIDADE INFERIOR À MÍNIMA PERMITIDA. (art. 219 – CTB)

  1. DEIXAR DE MANTER DISTÂNCIA LATERAL DE 1,50M AO PASSAR OU ULTRAPASSAR CICLISTAS. (art. 201 – CTB)

  1. PERMANECER IMOBILIZADO NA VIA POR FALTA DE COMBUSTÍVEL. (art. 180 – CTB)

  1. NÃO ACIONAR LÂMPADAS, NAS SITUAÇÕES DETERMINADAS. (art. 250 e 251 - CTB)



*SERÃO INFRAÇÕES LEVES:

  1. CONDUZIR O VEÍCULO SEM A ATENÇÃO E OS CUIDADOS INDISPENSÁVEIS À SEGURANÇA. (art. 169 – CTB)

  1. FAZER USO DA BUZINA: (art. 227 – Inc´s - CTB)
a)      COM TOQUES BREVES PARA ADVERTIR OS DEMAIS USUÁRIOS;
b)      EM LOCAIS E HORÁRIOS PROIBIDOS;
c)      FORA DOS PADRÕES E FREQUÊNCIAS ESTABELECIDOS;

  1. USAR LUZ ALTA EM VIAS COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA. (art. 224 – CTB)

  1. SEM PORTAR OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS. (art. 232 – CTB)

  1. REALIZAR REPAROS EM VIA PÚBLICA. (art. 179 – Inc. II – CTB)
-         COM EXCESSÃO:
a)      NAS PISTAS DAS RODOVIAS E VIAS DE TRÃNSITO RÁPIDO. (art. 179 – Inc. I  – CTB)

  1. DEIXAR DE ATUALIZAR CADASTRO DE VEÍCULO OU HABILITAÇÃO. (art. 241 – CTB)

* INFRAÇÕES TIPIFICADAS EM DIVERSOS ENQUADRAMENTOS:


  1. ESTACIONAR O VEÍCULO (art. 181 – Inc´s – CTB)
    * INFRAÇÃO LEVE:
a) AFASTADO DA CALÇADA DE 50CM A 1 METRO;
b) NOS ACOSTAMENTOS, SALVO EM EMERGÊNCIA;
c) EM DESCORDO COM A REGULAMENTAÇÃO.

* INFRAÇÃO MÉDIA:
a) A MENOS DE 5 METROS DAS ESQUINAS;
b) FORA DA POSIÇÃO ESTABELECIDA;
c) JUNTO A HIDRANTES, REGISTROS DE ÁGUA OU TAMPA DE POÇOS/GALERIAS, QUANDO IDENTIFICADOS;
d) EM REBAIXAMENTO DE GUIA DE CALÇADA PARA ENTRADA OU SAÍDA DE  VEÍCULOS;
e) IMPEDINDO A MOVIMENTAÇÃO DE OUTRO VEÍCULO;
f) EM PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE SINALIZADOS, OU, NÃO EXISTINDO SINAL, NO ESPAÇO ENTRE 10 METROS ANTES E DEPOIS DO MARCO DO PONTO;
g) NA CONTRAMÃO DE DIREÇÃO;
h) EM LOCAIS E HORÁRIOS PROIBIDOS POR PLACA DE PROIBIDO ESTACIONAR.

* INFRAÇÃO GRAVE:
            a) AFASTADO DA CALÇADA DE 50 CM A 1 METRO;
b) EM PASSEIOS, FAIXAS DE PEDESTRE, CICLOVIAS, CICLOFAIXAS, ILHAS, REFÚGIOS, EM CANTEIROS CENTRAIS, MARCAS DE CANALIZAÇÃO ETC...
c) AO LADO DE OUTRO VEÍCULO EM FILA DUPLA;
d) NAS ÁREAS DE CRUZAMENTOS;
e) NOS VIADUTOS, PONTES E TÚNEIS;
f) EM LOCAIS E HORÁRIOS PROIBIDOS POR PLACA DE PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR.


  1. PARAR O VEÍCULO (art. 182 – Inc´s – CTB)

* INFRAÇÃO LEVE:
a) AFASTADO DA CALÇADA DE 50CM A 1 METRO;
b) FORA DA POSIÇÃO ESTABELECIDA;
c) NO PASSEIO, NAS FAIXAS DE PEDESTRES, ILHAS, REFÚGIOS, CANTEIROS CENTRAIS, DIVISORES DE PISTA E MARCAS DE CANALIZAÇÃO.

* INFRAÇÃO MÉDIA:
a) A MENOS DE 5 METROS DAS ESQUINAS;
b) AFASTADO DA CALÇADA A MAIS DE 1 METRO;
c) EM ÁREAS DE CRUZAMENTOS;
d) EM VIADUTOS, PONTES E TÚNEIS;
e) NA CONTRAMÃO DE DIREÇÃO;
f) EM LOCAIS E HORÁRIOS PROIBIDOS POR PLACA DE PROIBIDO PARAR;
g) SOBRE A FAIXA DE PEDESTRE NA MUDANÇA DE SINAL.

* INFRAÇÃO GRAVE:
a) NA PISTA DE ROLAMENTO DAS ESTRADAS, RODOVIAS, VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO E VIAS COM ACOSTAMENTO.


  1. EXCESSO DE VELOCIDADE (art. 218 – Inc´s – CTB)

* INFRAÇÃO MÉDIA:
a) TRANSITAR COM VELOCIDADE SUPERIOR À MÁXIMA EM ATÉ 20%;

* INFRAÇÃO GRAVE:
a) TRANSITAR COM VELOCIDADE SUPERIOR À MÁXIMA EM MAIS DE  20% ATÉ 50%;

* INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA:
a) TRANSITAR COM VELOCIDADE SUPERIOR À MÁXIMA EM MAIS DE 50%.