domingo, 31 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DETRAN RS

26% dos mortos no trânsito do Estado são vítimas de atropelamento.
 
Levantamento das causas dos acidentes no Estado, realizado pelo Detran/RS, detectou que 26%  dos 1.261 mortos no trânsito gaúcho em 2010 (até setembro) foram vítimas de atropelamento. O percentual representa 332 mortos por atropelamento em nove meses.

Esse número pode ser ainda maior, já que em 13% dos casos, as causas do acidente que resultou em morte não são informadas. As colisões (batida de frente entre dois veículos) representam o maior percentual: estão em 32% das mortes. Os choques com objeto fixo totalizam 11% do total, seguidos pelos abalroamentos (batidas laterais entre veículos), que totalizam 9%, capotagens (5%) e tombamentos (4%).

Trinta por cento dos mortos por atropelamento são vítimas com mais de 60 anos de idade, 11% tem entre 45 e 50 anos e 7% estão na faixa dos 18 aos 24 anos. As vítimas de atropelamento em acidentes com lesão ainda não estão contabilizadas, mas podem ser estimadas, mantendo-se a proporção, em cerca de nove mil feridos em atropelamentos, de um total de 35.944 feridos em acidentes de trânsito em 2010.

“O elevado número de atropelamentos não preocupa só o Detran/RS”, diz o Presidente da Autarquia, Sérgio Filomena. “A própria ONU pediu atenção especial aos chamados usuários vulneráveis – pedestres, ciclistas e motociclistas – na última sua conferência, quando foi instituída a Década de Ações para a Segurança Viária.” Dados da OMS demonstram que esses usuários representam metade das mais  de 1,3 milhão de vítimas do trânsito no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário