sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

RESUMO MÓDULO VI - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

INTRODUÇÃO:

O HOMEM EM SUA EVOLUÇÃO TEM SIDO UM DOS GRANDES INIMIGOS NATURAIS DO PLANETA. EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E SUPOSTA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, CONSTRUÍMOS UMA GRANDE QUANTIDADE DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS QUE, ALIADOS A AÇÕES E COMPORTAMENTOS EQUIVOCADOS, CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA POLUIÇÃO E CONSEQUENTE DEVASTAÇÃO DO PLANETA. PRECISAMOS, URGENTEMENTE, AVALIARMOS SE ESTE É O DESENVOLVIMENTO QUE REALMENTE NECESSITAMOS E SE OS RUMOS QUE TOMAMOS EM RELAÇÃO AO PLANETA PODERÃO UM DIA SER CORRIGIDOS.

POLUIÇÃO:
- É A ALTERAÇÃO DO MEIO E DAS SUAS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS, CONSEQÜÊNCIA DA AÇÃO NOCIVA DO HOMEM.

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE:

- EFEITO ESTUFA: COMO É CONHECIDO O AQUECIMENTO GLOBAL, FENÔMENO CAUSADO PELA ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR PELO PLANETA POR CAUSA DA RETENÇÃO DOS RAIOS SOLARES NA ATMOSFERA, DEVIDO A CONCENTRAÇÃO DE GASES, IMPEDINDO O RETORNO DA RADIAÇÃO SOLAR PARA O ESPAÇO.

- OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL:
- DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES;
- AUMENTO DO VOLUME DE ÁGUA DOS OCEANOS;
- MAIOR INCIDÊNCIA DE TEMPESTADES E CICLONES;
- MAIOR VOLUME DE CHUVAS E ENCHENTES;
- DESEQUELÍBRIO CLIMÁTICO.

- BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO: A LIBERAÇÃO DE GASES COMO CFC (CLORO FLUOR CARBONO) NA ATMOSFERA FRAGILIZA A CAMADA DE OZÔNIO, IMPEDINDO A FILTRAGEM DOS RAIOS SOLARES.

- EFEITOS DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO:
- AÇÃO DIRETA DOS RAIOS SOLARES;
- AUMENTO DAS TEMPERATURAS;
- MAIOR INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NA PELE DEVIDO A EXPOSIÇÃO SOLAR.

- ESGOTAMENTO DAS FONTES NATURAIS: A FALTA DE TRATAMENTO DAS REDES DE ESGOTO, A OCUPAÇÃO DESORDENADA DAS MARGENS E O LANÇAMENTO DE LIXO NOS RIOS, LAGOS E LAGOAS E O DESPERDÍCIO DE ÁGUA, TÊM SIDO OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE POLUIÇÃO E ESGOTAMENTO DOS MANANCIAIS DE ÁGUA POTÁVEL. A ÁGUA HOJE É CONSIDERADA O MAIOR BEM DO PLANETA POR SER A PRINCIPAL FONTE DE VIDA E, NUM FUTURO MUITO PRÓXIMO, SERÁ A MAIOR RIQUEZA.


- O VEÍCULO COMO AGENTE POLUIDOR:
- AS INDÚSTRIAS E OS VEÍCULOS SÃO AS MAIORES FONTES DE POLUIÇÃO DO AR.
- A POLUIÇÃO ORIGINADA PELOS VEÍCULOS CORRESPONDE A 40% NAS GRANDES CIDADES.

- OS FATORES DE POLUIÇÃO CAUSADOS PELOS VEÍCULOS

- EMISSÃO DE GASES:
- Monóxido de Carbono (CO) – GÁS INODORO, RESULTANTE DA QUEIMA INCOMPLETA DO COMBUSTÍVEL, PODE MATAR POR ASFIXIA;
Óxido de Nitrogênio (NOx) – GÁS PRODUZIDO PELA DESCARGA DOS MOTORES, ALTAMENTE TÓXICO E CORROSIVO;
Dióxido de Carbono (COx) – ORIUNDO DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, É O MAIOR CAUSADOR DO EFEITO ESTUFA;
Dióxido de Enxofre (SOx) – QUANDO COMBINADO COM NUVENS CARREGADAS PODE CAUSAR CHUVA ÁCIDA;
Aldeídos (AA) – LIBERADOS PELA COMBUSTÃO DE MOTORES À ÀLCOOL, PODEM CAUSAR INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS;
Hidrocarbonetos (HC) – EXPANDIDOS PELA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS COMO DIESEL E GASOLINA, PODEM CAUSAR CÂNCER NO SANGUE.

- CONSEQUÊNCIAS DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES:
• DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COMO ASMA E BRONQUITE, PRINCIPALMENTE NOS MESES MAIS FRIOS, DEVIDO A BAIXA DISPERSÃO DOS POLUENTES NA ATMOSFERA NESTA ÉPOCA DO ANO.
• A CONCENTRAÇÃO DE GASES NA ATMOSFERA AGRAVA OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL (EFEITO ESTUFA).
• A COMBINAÇÃO DE SO2 COM ÁGUA NAS NUVENS PODEM CAUSAR A CHUVA ÁCIDA, RESPONSÁVEL PELA CORROSÃO DOS AUTOMÓVEIS.

- EMISSÃO DE PARTÍCULAS:
- DESGASTE NATURAL DO VEÍCULO E DE SEUS COMPONENTES METÁLICOS, DEVIDO AO USO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS METÁLICAS NA ATMOSFERA;
- DESGASTE DOS PNEUS DEVIDO A RODAGEM E ATRITO AO PAVIMENTO, GERAM A EMISSÃO DE PARTÍCULAS DE BORRACHA NA ATMOSFERA;
- A QUEIMA DE ÓLEO DIESEL EM MOTORES DESREGULADOS LIBERAM UMA FUMAÇA PRETA CHAMADA DE “FULIGEM”, FORMADA POR PARTÍCULAS INALÁVEIS ENVOLVIDAS POR ÓLEO ALTAMENTE TÓXICO.

- POLUIÇÃO SONORA:
- RUÍDOS CAUSADOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR;
- UTILIZAÇÃO INAPROPRIADA DA BUZINA E DA APARELHAGEM DE SOM.
- OS NÍVEIS TOLERÁVEIS DE RUÍDOS EMITIDOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES É DE 103 DECIBÉIS E 99 DECIBÉIS PARA MOTOCICLETAS, MOTONETAS E CICLOMOTORES. CONAMA RESOLUÇÃO 252/99

-CONSEQUÊNCIAS:
- ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO, DISTÚRBIOS, PROBLEMAS AUDITIVOS, ESTRESSE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E INSÔNIA.

- CONAMA
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: ÓRGÃO QUE ESTABELECE AS NORMAS, CRITÉRIOS E PADRÕES RELATIVOS AO CONTROLE E A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE.
• A EMISSÃO DE GASES POLUENTES E RUÍDOS DOS VEÍCULOS SÃO CONTROLADOS PELO CONAMA CONFORME PREVISTO NO CTB E CONSTITUEM REQUISITO DE SEGURANÇA NOS AUTOMÓVEIS. * Art. 104 – CTB

- PROCONVE
PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES DA FROTA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA: UMA DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO PROCONVE É A ADIÇÃO DE ÁLCOOL À GASOLINA PARA REDUZIR A EMISSÃO DE POLUENTES PELOS VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- INSPEÇÃO VEICULAR: VISA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE POLUENTES URBANOS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES.

- A REPROVAÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR É UMA INFRAÇÃO GRAVE E RESULTA EM MULTA E RETENÇÃO DO VEÍCULO.

- O CONDUTOR E O MEIO AMBIENTE:

- REGULAGEM DO MOTOR E A MANUTENÇÃO E TROCA DE PEÇAS DOS SISTEMAS DO VEÍCULO PODEM EVITAR A POLUIÇÃO CAUSADA PELOS AUTOMOTORES. 
 
- CATALISADOR:
- DISPOSITIVO QUE FILTRA OS GASES POLUENTES TRANSFORMANDO EM GASES NEUTROS.
- A REMOÇÃO DO CATALISADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.
 
- SILENCIADOR:
- DISPOSITIVO QUE CONTROLA OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES).
- A REMOÇÃO DO SILENCIADOR CARACTERIZA UMA INFRAÇÃO GRAVE.
 
- MANUTENÇÃO DO VEÍCULO:
- SUBSTITUIÇÃO DOS FILTROS DE AR, COMBUSTÍVEL E ÓLEO;
- LIMPEZA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA;
- CALIBRAGEM DOS PNEUS;
- CONSERTO IMEDIATO DE VAZAMENTOS;
- REGULAGEM DO MOTOR;
- SUBSTITUIÇÃO DE VELAS;
- TROCA DE ÓLEO LUBRIFICANTE;
- USO DE COMBUSTÍVEIS DE BOA QUALIDADE.
 
 

- AÇÕES PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO

- COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: 
- ÁLCOOL (ETANOL);
- GNV (GÁS NATURAL VEICULAR);
- BIODIESEL (SOJA, MAMONA, GIRASSOL).

- VEÍCULOS ALTERNATIVOS:
- MOTORES ELÉTRICOS;
- MOTORES A HIDROGÊNIO;
- MOTORES À ENERGIA SOLAR.

- AÇÕES COMPORTAMENTAIS:
- CUIDADOS COM O LIXO GERADO PELO VEÍCULO (DESCARTÁVEIS E PNEUS);
- EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO NOS HORÁRIOS DE PICO (RUSH);
- BUSCAR A UTILIZAÇÃO DE MEIOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVOS. (COLETIVOS E NÃO AUTOMOTORES);
- EVITAR O EXCESSO DE CARGA;
- EVITAR ACELERAÇÕES DESNECESSÁRIAS;
- EVITAR A LONGA OPERAÇÃO DO MOTOR EM MARCHA LENTA;
- EVITAR A UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO QUANDO APRESENTAR ALGUM DEFEITO MECÂNICO.


- A RECICLAGEM

- REDUZIR - RECICLAR - REUTILIZAR:
É O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS BENEFICIADOS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA UM NOVO PRODUTO. MUITOS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS E OS EXEMPLOS MAIS COMUNS SÃO O PAPEL VIDRO METAL, PLÁSTICO E A BORRACHA.
AS MAIORES VANTAGENS DA RECICLAGEM SÃO A MINIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE FONTES NATURAIS, MUITAS VEZES NÃO RENOVÁVEIS, E A REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS QUE NECESSITA DE TRATAMENTO FINAL COMO ATERRAMENTO OU INCINERAÇÃO.

A SOCIOLOGIA NO TRÂNSITO

O SENSO DE COLETIVIDADE NO TRÂNSITO

- PADRÕES DE CONVIVÊNCIA:
- RESPEITO MÚTUO;
- GARANTIA DOS DIREITOS ALHEIOS;
- EDUCAÇÃO;
- SOLIDARIEDADE;
- SENSIBILIZAÇÃO;
- CORDIALIDADE.

- CONVÍVIO E HARMONIA:
- ESTABELECER AÇÕES DE CONVÍVIO E RESPEITO BASEADO NA NECESSIDADE INDIVIDUAL DE CADA UM NO TRÂNSITO.

- ABOLIR A DISCRIMINAÇÃO:
- NÃO PERMITIR FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NO TRÂNSITO, EM NENHUM ASPECTO, SEJA ELE SOCIAL, RACIAL, FAIXA ETÁRIA OU GENÊRO.

- EVITAR O CONFLITO:
- ESTABELECER A UTILIZAÇÃO DAS VIAS POR MEIO RACIONAL E SEGURO GARANTINDO A FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE.

- GARANTIA DOS DIREITOS:
- ESTABELECER COMO PRIMÍCIAS O CUMPRIMENTO DOS DIREITOS PREVISTOS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.

- CUMPRIMENTO DAS NORMAS:
- ATENDER AS NORMAS CONTIDAS NO CTB A FIM DE GARANTIR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO E ORGANIZADO.

- CIDADANIA:
- É O EXERCÍCIO DOS DIREITOS E DEVERES EM SOCIEDADE, ONDE OS DIREITOS SÃO BASEADOS NAS ESFERAS CIVIL, POLÍTICA E SOCIAL.

- AS AUTORIDADES E OS AGENTES DO TRÂNSITO:
- GARANTIR O EXERCÍCIO EFETIVO DA ORGANIZAÇÃO, CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.


- O COMPROMISSO:
- RESPEITO À VIDA;
- TRÂNSITO SEGURO;
- FLUIDEZ E TRAFEGABILIDADE;
- EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO;
- PREVENÇÃO À ACIDENTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário