CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MECÂNICA BÁSICA III
- SISTEMA DE FREIOS
-RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU DA SUA TOTAL PARADA.
É ACIONADO POR MEIO DE FORÇA HIDRÁULICA, ATRAVÉS DO IMPULSO DO LÍQUIDO DE FREIO ATÉ A FORÇA CHEGAR ÀS PASTILHAS E AS LONAS OU ACIONADO MECANICAMENTE ATRAVÉS DE CABOS EXPANDINDO AS LONAS JUNTO AO TAMBOR NA UTILIZAÇÃO DO FREIO ESTACIONÁRIO.
FREIO A DISCO:
FUNCIONA POR MEIO DA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO DE FREIO.
FREIO A TAMBOR:
FUNCIONA POR MEIO DA EXPANSÃO DAS LONAS JUNTO AO TAMBOR DE FREIO. QUANDO ESTACIONADO O VEÍCULO, É ACIONADO POR MEIO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO, TAMBÉM CONHECIDO POR FREIO ESTACIONÁRIO.
É O RESPONSÁVEL PELA AÇÃO HIDRAULICA QUE MOVE OS FREIOS ATRAVÉS DO ACIONAMENTO DOS PEDAIS.
- PNEUS
RESPONSÁVEIS PELA ADERÊNCIA DO VEÍCULO AO PAVIMENTO E EM SITUAÇÕES DE CHUVA, REMOVER A ÁGUA DA PISTA AUMENTANDO O CONTATO DOS PNEUS COM O SOLO.
PORTANTO OS PNEUS DEVEM SER CONSIDERADOS ITENS DE SEGURANÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO.
- MANUTENÇÃO:
- CALIBRAGEM REGULARMENTE;
- PRESSÃO CORRETA;
- BALANCEAMENTO DAS RODAS;
- RODÍZIO DOS PNEUS;
- VERIFICAÇÃO DO ESTEPE;
- OBSERVAÇÃO DOS MARCADORES DE PROFUNDIDADE.
- MARCADORES DE PROFUNDIDADE (TWI)
OS SULCOS NÃO DEVEM APRESENTAR UMA PROFUNDIDADE INFERIOR A MEDIDA DE 1,6mm PARA PNEUS DE VEÍCULOS E 1mm PARA PNEUS DAS MOTOS. ABAIXO DESTAS MEDIDAS OS PNEUS FICAM IMPOSSIBILITADOS DE REMOVER ÁGUA DA PISTA.
- BALANCEAMENTO:CONSISTE EM EQUILIBRAR (COMPENSAR) O EXCESSO OU MÁ DISTRIBUIÇÃO DE MASSAS NO CONJUNTO PNEU/ARO. O CONTRA PESO (CHUMBO) É UTILIZADO PARA COMPENSAR A ÁREA DA RODA QUE APRESENTA DESIGUALDADE DE PESO FAVORECENDO O EQUILIBRIO NO CONJUNTO.
- ESTRUTURA DO VEÍCULO -
- CARROCERIA
RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DOS OCUPANTES E ONDE SÃO ACOPLADOS TODOS OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO.
RESPONSÁVEL PELA LEITURA DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DO VEÍCULO ATRAVÉS DE DIVERSOS APARELHOS.
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