CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO MECÂNICA II
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DE TODOS OS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO COMO O SISTEMA DE ILUMINAÇÃO, AS LUZES DE SINALIZAÇÃO, PARTIDA E FUNCIONAMENTO DO MOTOR E OUTROS ACESSÓRIOS.
- COMPONENTES:
• BATERIA: RECEBE E ARMAZENA A ENERGIA PRODUZIDA PELO ALTERNADOR.
• MOTOR DE PARTIDA: RESPONSÁVEL PELA IGNIÇÃO DO MOTOR.
• ALTERNADOR: GERADOR DE CORRENTE ELÉTRICA.
• DISTRIBUIDOR: ALIMENTA OS CILINDROS COM ENERGIA PARA O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
• VELAS: CONDUZEM A CORRENTE ELÉTRICA PARA DENTRO DOS CILINDROS.
- PROBLEMAS:
• NÃO ACIONAMENTO DO MOTOR DE PARTIDA;
• MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO E DOS COMPONENTES ELÉTRICOS DO VEÍCULO.
- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DA CORREIA DO ALTERNADOR;
• SUBSTITUIÇÃO DE VELAS E FUSÍVEIS EM MAU ESTADO;
• VERIFICAÇÃO DE LÂMPADAS QUEIMADAS;
• SUBSTITUIÇÃO DE FIAÇÃO DESENCAPADA;
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DA BATERIA.
- SISTEMA DE TRANSMISSÃO
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DA FORÇA DO MOTOR PARA AS RODAS PERMITINDO A MOVIMENTAÇÃO DO VEÍCULO.
- COMPONENTES:
• EMBREAGEM: FACILITA O ACOPLAMENTO DAS ENGRENAGENS DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO POR MEIO DA MUDANÇA DE MARCHAS.
• CÂMBIO: ENGRENAGENS QUE POSSIBILITAM O APROVEITAMENTO DAS ROTAÇÕES E DA FORÇA DO MOTOR.
• CARDÃ: TRANSMITE O MOVIMENTO DO CÂMBIO AO DIFERENCIAL.
• DIFERENCIAL: RESPONSÁVEL PELA PASSAGEM DOS MOVIMENTOS AOS SEMI-EIXOS MOTRIZES.
- PROBLEMAS:
• DIFICULDADE EM EXECUTAR A TROCA DE MARCHAS;
• RUÍDOS ESTRANHOS AO PASSAR AS MARCHAS.
- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.
- SISTEMA DE DIREÇÃO
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO VEÍCULO E OS MOVIMENTOS DAS RODAS.
- COMPONENTES:
• VOLANTE: PERMITE O MOVIMENTO GIRATÓRIO QUE SERÁ LEVADO ATÉ A CAIXA DE DIREÇÃO;
• VARÃO OU COLUNA DE DIREÇÃO: INTERLIGA O VOLANTE E A CAIXA DE DIREÇÃO PERMITINDO OS MOVIMENTOS GIRATÓRIOS;
• CAIXA DE DIREÇÃO: RECEBE A ROTAÇÃO DE GIRO DA COLUNA E TRANSFORMA NUM MOVIMENTO RETILÍNEO DE UM LADO PARA O OUTRO;
• BARRAS DE DIREÇÃO: PASSAM PARA AS RODAS A FORÇA DOS MOVIMENTOS DA CAIXA DE DIREÇÃO;
• TERMINAIS: AUXILIAM O MOVIMENTO DAS BARRAS DE DIREÇÃO.
- PROBLEMAS:
• FOLGAS E TREPIDAÇÃO DA DIREÇÃO;
• DESLOCAMENTO DO VEÍCULO PUXANDO PARA UM LADO;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.
- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);
- SISTEMA DE SUSPENSÃO
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ESTABILIDADE DO VEÍCULO, AMORTECENDO OS MOVIMENTOS BRUSCOS CAUSADOS POR BURACOS, ONDULAÇÕES E LOMBADAS NOS TERRENOS.
- COMPONENTES:
• MOLAS: SUSTENTAM E ABSORVEM OS MOVIMENTOS DA CARROCERIA;
• AMORTECEDOR: ABSORVEM OS MOVIMENTOS DAS MOLAS.
- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• BALANÇO EXAGERADO DO VEÍCULO;
• VEÍCULO NÃO TRAFEGA EM LINHA RETA;
• DESGASTE IRREGULAR DOS PNEUS.
- MANUTENÇÃO:
• SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS QUE APRESENTEM DESGASTE ACENTUADO;
• CORREÇÃO DO ALINHAMENTO DAS RODAS (GEOMETRIA);
- SISTEMA DE FREIOS
- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO VEÍCULO OU SUA TOTAL PARADA.
É ACIONADO POR MEIO DE FORÇA HIDRÁULICA, ATRAVÉS DO IMPULSO DO LÍQUIDO DE FREIO ATÉ A FORÇA CHEGAR ÀS PASTILHAS E AS LONAS OU ACIONADO MECANICAMENTE ATRAVÉS DE CABOS EXPANDINDO AS LONAS JUNTO AO TAMBOR NA UTILIZAÇÃO DO FREIO ESTACIONÁRIO.
- COMPONENTES:
FREIO A DISCO:
LOCALIZADO NAS RODAS DIANTEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA COMPRESSÃO DAS PASTILHAS JUNTO AO DISCO DE FREIO.
FREIO A TAMBOR:
LOCALIZADO NAS RODAS TRASEIRAS, FUNCIONA POR MEIO DA EXPANSÃO DAS LONAS JUNTO AO TAMBOR DE FREIO. QUANDO ESTACIONADO O VEÍCULO, É ACIONADO POR MEIO DA ALAVANCA DO FREIO DE MÃO, TAMBÉM CONHECIDO POR FREIO ESTACIONÁRIO.
É O RESPONSÁVEL PELA AÇÃO HIDRAULICA QUE MOVE OS FREIOS ATRAVÉS DO ACIONAMENTO DOS PEDAIS.
- PROBLEMAS:
• RUÍDOS ESTRANHOS;
• DIFICULDADE EM REDUZIR A VELOCIDADE OU PARAR O VEÍCULO;
• SAÍDA DE LADO AO UTILIZAR OS FREIOS.
- MANUTENÇÃO:
• REVISÃO PROGRAMADA OU PERIÓDICA PARA SUBSTITUIÇÃO DE PEÇAS EM DESGASTE OU DANIFICADAS E MANUTENÇÃO CORRETIVA DO SISTEMA.
- SANGRIA:
TODA VEZ QUE FOR SUBSTITUÍDO O LÍQUIDO DE FREIO, DEVE-SE EFETUAR A SANGRIA DO SISTEMA, OU SEJA, ELIMINAR O EXCESSO DE AR QUE PODERÁ SE ACUMULAR NOS DUTOS, PREJUDICANDO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA.
- PNEUS
RESPONSÁVEIS PELA ADERÊNCIA DO VEÍCULO AO PAVIMENTO E EM SITUAÇÕES DE CHUVA, REMOVER A ÁGUA DA PISTA AUMENTANDO O CONTATO DOS PNEUS COM O SOLO.
PORTANTO OS PNEUS DEVEM SER CONSIDERADOS ITENS DE SEGURANÇA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO.
- MANUTENÇÃO:
- CALIBRAGEM REGULARMENTE;
- PRESSÃO CORRETA;
- BALANCEAMENTO DAS RODAS;
- RODÍZIO DOS PNEUS;
- VERIFICAÇÃO DO ESTEPE;
- OBSERVAÇÃO DOS MARCADORES DE PROFUNDIDADE.
- MARCADORES DE PROFUNDIDADE (TWI)
OS SULCOS NÃO DEVEM APRESENTAR UMA PROFUNDIDADE INFERIOR A MEDIDA DE 1,6mm PARA PNEUS DE VEÍCULOS E 1mm PARA PNEUS DAS MOTOS. ABAIXO DESTAS MEDIDAS OS PNEUS FICAM IMPOSSIBILITADOS DE REMOVER ÁGUA DA PISTA.
- BALANCEAMENTO:
CONSISTE EM EQUILIBRAR (COMPENSAR) O EXCESSO OU MÁ DISTRIBUIÇÃO DE MASSAS NO CONJUNTO PNEU/ARO. O CONTRA PESO (CHUMBO) É UTILIZADO PARA COMPENSAR A ÁREA DA RODA QUE APRESENTA DESIGUALDADE DE PESO FAVORECENDO O EQUILIBRIO NO CONJUNTO.
CONSISTE EM EQUILIBRAR (COMPENSAR) O EXCESSO OU MÁ DISTRIBUIÇÃO DE MASSAS NO CONJUNTO PNEU/ARO. O CONTRA PESO (CHUMBO) É UTILIZADO PARA COMPENSAR A ÁREA DA RODA QUE APRESENTA DESIGUALDADE DE PESO FAVORECENDO O EQUILIBRIO NO CONJUNTO.
- ESTRUTURA DO VEÍCULO -
- CARROCERIA
RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DOS OCUPANTES E ONDE SÃO ACOPLADOS TODOS OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO.
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