sábado, 21 de agosto de 2010

NOTÍCIAS DETRAN - RS

Acidentes com motos já deixaram 242 mortos em 2010.

De janeiro a junho de 2010, 242 pessoas já perderam a vida no trânsito do Rio Grande do Sul em acidentes envolvendo motos. O número é 23% maior que no primeiro semestre de 2009, quando os acidentes com motos deixaram 196 mortos. De lá pra cá, a frota cresceu 6% e o número de condutores na categoria cresceu 5%. Embora no cadastro de condutores somente 27% dos motociclistas exerçam atividade remunerada, esse número é consideravelmente maior, já que muitos ainda atuam na informalidade.

O levantamento do Detran/RS demonstra a importância da Lei Federal 12.009/09, que regulamenta a profissão de motofretista e institui a obrigatoriedade de diversos requisitos de segurança, como equipamentos especiais e cursos de direção defensiva.

A taxa de acidentalidade envolvendo motos é das mais altas: 2,7 em cada 10 mil da frota se envolveram em acidentes com mortes no período, enquanto a taxa para automóveis é de 1,6. Vinte e oito por cento das vítimas do trânsito no primeiro semestre morreram em acidentes com motocicletas. Se considerarmos que o Brasil só registra as vítimas que morrem na hora do acidente, o número de vítimas do trânsito deve ser muito mais elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário