domingo, 29 de agosto de 2010

RESUMO - MECÂNICA BÁSICA I

CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - MÓDULO MECÂNICA BÁSICA

- FINALIDADES:
1) FORNECER DICAS DE CONSERVAÇÃO DO VEÍCULO;
2) IDENTIFICAR PROBLEMAS QUE POSSAM CAUSAR O USO DO VEÍCULO EM MÁS CONDIÇÕES.

- CONHECER O VEÍCULO:
1. IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS E PARTICULARIDADES;
2. FORMAS DE MANUTENÇÃO;
3. LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS COMANDOS.


- OS SISTEMAS DO VEÍCULO:
1. MOTOR;
2. SISTEMA ELÉTRICO;
3. SISTEMA TRANSMISSÃO;
4. SISTEMA DIREÇÃO;
5. SISTEMA SUSPENSÃO;
6. SISTEMA FREIOS;
7. CARROCERIA.

  
- SISTEMA MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA A PROPULSÃO, ATRAVÉS DA EXPLOSÃO DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL.

  
 - COMPONENTES:
• BLOCO: RECEBE AS PEÇAS E COMPONENTES DO MOTOR;
• CILINDROS: ONDE OCORRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA;
• VÁLVULAS: RESPONSÁVEIS PELA ADMISSÃO DA MISTURA E EXAUSTÃO DOS GASES DECORRENTES DA QUEIMA;
• VIRABREQUIM: EIXO QUE MOVIMENTA OS PISTÕES PARA CIMA E PARA BAIXO (ALTERNANDO OS CICLOS);
• COMANDO DE VÁLVULAS: EIXO QUE MOVIMENTA AS VÁLVULAS, COMANDANDO A ABERTURA E FECHAMENTO, FAZENDO A ADMISSÃO E A EXAUSTÃO.
• PISTÃO: BRAÇOS QUE TRABALHAM DENTRO DOS CILINDROS, RESPONSÁVEIS PELA COMPRESSÃO DA MISTURA E MOVIMENTAÇÃO DO VIRABREQUIM;
• CÁRTER: RESERVATÓRIO ONDE FICA DEPOSITADO O ÓLEO LUBRIFICANTE;
• JUNTAS: OBJETOS QUE PERMITEM A VEDAÇÃO QUANDO DA MONTAGEM DO BLOCO E SUAS DIFERENTES PEÇAS;
• ANÉIS: AUXILIAM NA VEDAÇÃO DO PISTÃO E A PAREDE DO CILINDRO, IMPEDINDO A PASSAGEM DE ÓLEO PARA O INTERIOR DO CILINDRO E PERDA DA MISTURA;
• CARBURADOR OU INJEÇÃO ELETRÔNICA: RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DA MISTURA.

- FUNCIONAMENTO:
• O PROCESSO DE LIBERAÇÃO DA ENERGIA É ATINGINDO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE 4 CICLOS:
1. ENTRADA DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL;
2. COMPRESSÃO DA MISTURA;
3. EXPLOSÃO DA MISTURA;
4. EXAUSTÃO DOS RESÍDUOS.

- PROBLEMAS:
1. AUMENTO NO CONSUMO;
2. PERDA DE POTÊNCIA;
3. FUNCIONAMENTO IRREGULAR;
4. DESGASTE PREMATURO;
5. AUMENTO NA EMISSÃO DE POLUENTES.

- MANUTENÇÃO:
1. USO DE COMBUSTÍVEL DE BOA QUALIDADE;
2. VERIFICAÇÃO DO NÍVEL E ESTADO DO ÓLEO LUBRIFICANTE;
3. SUBSTITUIÇÃO DE FILTROS;
4. REVISÃO PERIÓDICA OU PROGRAMADA.

- ARREFECIMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR DO VEÍCULO QUE ATINGE ALTAS TEMPERATURAS QUANDO ESTÁ EM FUNCIONAMENTO.

- COMPONENTES:
 • BOMBA D’ÁGUA: ENVIA A ÁGUA PARA O MOTOR PARA REFRIGERÁ-LO;
• MANGUEIRAS: CONDUZEM A ÁGUA DO RESERVATÓRIO PARA O MOTOR;
• VÁLVULA TERMOSTÁTICA: CONTROLA A TEMPERATURA DO MOTOR;
• RADIADOR: ARMAZENA A ÁGUA SUPERAQUECIDA;
• VENTUINHA: REFRIGERA A ÁGUA ARMAZENADA NO RADIADOR.

- FUNCIONAMENTO:
• A ÁGUA QUE CIRCULA NO INTERIOR DO MOTOR POR MEIO DE CANAIS, IMPULSIONADA PELA BOMBA DE ÁGUA, TEM A FUNÇÃO DE MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR EM BAIXA. QUANDO A TEMPERATURA EXCEDE OS 90º, O TERMOSTATO EMITE A ORDEM PARA ABERTURA DA VÁLVULA, LIBERANDO A ÁGUA PARA SER RESFRIADA ATRAVÉS DO RADIADOR E DO SEU SISTEMA DE VENTILAÇÃO (VENTUINHA), RETORNANDO COM TEMPURATURAS MAIS BAIXAS, REFRIGERANDO O MOTOR, EVITANDO O SUPERAQUECIMENTO.

- PROBLEMAS:
• SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR CAUSANDO DANOS NOS CILINDROS, JUNTAS, CABEÇOTES, PISTÕES, VÁLVULAS ENTRE OUTRAS PEÇAS DO MOTOR.

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO.

- ESCAPAMENTO DO MOTOR:

- FINALIDADE: RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DOS GASES PROVINIENTES DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEL, PELA FILTRAGEM DOS GASES E ABAFAMENTO DO RUÍDO GERADO PELO FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

- COMPONENTES:
• COLETOR: LIGADO AO CABEÇOTE DO MOTOR, COLETA OS GASES EMITIDOS PELOS CILINDROS.
• CATALISADOR: FILTRO QUE RECOMBINA OS GASES.
• ABAFADOR: REDUZ OS EFEITOS DAS EXPLOSÕES NO INTERIOR DO MOTOR.
• SILENCIOSO (SURDINA): ABSORVE OS RUÍDOS.
• TUBULAÇÃO: POR ONDE PASSAM OS GASES.

- FUNCIONAMENTO:
• APÓS A QUEIMA OS GASES SÃO ELIMINADOS DO INTERIOR DO MOTOR ATRAVÉS DO COLETOR, SÃO FILTRADOS PELO CATALISADOR E OS RUÍDOS EMITIDOS PELO FUNCIONAMENTO SÃO ABAFADOS ATÉ A SAÍDA NA SURDINA.

- PROBLEMAS:
• MAIOR EMISSÃO DE RUÍDOS;
• MAIOR EMISSÃO DE POLUENTES;
• MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

- MANUTENÇÃO:
• VERIFICAÇÃO DO ESTADO DAS BUCHAS QUE SUSTENTAM O ESCAPAMENTO;
• VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FUROS NO SISTEMA DEVIDO AO DESGASTE;
• SUBSTITUIÇÃO DO CATALISADOR E SILENCIOSO (SURDINA) QUANDO DANIFICADOS.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário